Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Ainda Refletindo sobre a Proposta Pedagógica

Faz-se necessário intervir na construção da Proposta Pedagógica, uma vez que aconteceram mudanças  na forma de avaliação e organização do Ciclo (estudamos na resolução 74/2013). 

  1. O que Você como professor vai fazer para incorporar essas mudanças na Proposta?
  2. Quais as suas sugestões?
  3. Quais são suas metas? 


Cada disciplina deverá colocar sua meta (pensando em evasão e IDESP) dentro da reelaboração dessa proposta Pedagógica.
        4. Quais Projetos serão desenvolvidos dentro de cada disciplina para alcançar essa meta?

11 comentários:

  1. O problema do abandono dos estudos e da evasão preocupa os educadores e responsáveis pelas políticas públicas.
    Há muitos motivos que levam o aluno a deixar de estudar - a necessidade de entrar no mercado de trabalho, a falta de interesse pela escola, dificuldades de aprendizado que podem acontecer no percurso escolar, doenças crônicas, deficiências no transporte escolar, falta de incentivo dos pais, mudanças de endereço e outros. Para serem minimizados, alguns desses problemas dependem de ações do poder público. Outros, contudo, podem ser solucionados com iniciativas tomadas ao longo do ano pelos gestores escolares. o acompanhamento da frequência é necessário para que a escola possa atender com qualidade e equidade, planejar e organizar a formação e a atribuição das classes e organize as salas e para que o gestor tenha elementos para analisar adequadamente o movimento na instituição e o andamento do processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
    Assunto difícil de ser resolvido, ninguém tem uma receita mágica, para resolver isso, precisamos nos empenhar para a solução.
    Tenho como meta incentivá-los de todas as formas como já dito!!!

    ResponderExcluir
  2. O processo de ensino na escola, apesar de produzir aprendizagem e gerar conhecimento básicos para o desempenho do aluno no universo escolar deixa aberto possibilidades para novos métodos de ensino capazes de produzirem mais promissores de aprendizagem e também combater a repetência de alunos nos anos letivos.
    A importância do desenvolvimento de um processo de ensino na escola, através do qual se realize uma facilitação na implantação das informações necessária para um aprendizado que permita o desenvolvimento do aluno. Mas para um processo de ensino ser pleno necessita desenvolve e transformar, de maneira progressiva as capacidades intelectuais dos alunos, visando o domínio e o conhecimentos e habilidades para a obtenção de determinados resultados no índice de desenvolvimento de suas capacidades
    A proposta é propiciar para cada aluno a oportunidade de aprender, tanto quanto na sua capacidade permitir porém uma das questões que muito me preocupa, e aos demais colegas, é a falta de interesse de alguns alunos em participar das atividades propostas em sala de aula.
    A meta é o conhecimento do aluno dentro da sociedade, mostrando caminhos diferentes dos habituais e ajudar o aluno a tomar consciência de si mesmo, e permitir escolhas diferentes em seu dia-a-dia. Sendo assim, eu como educadora tenho que valorizar aprendizagem do alunos, estimulando o desenvolvimento lógico a partir da vivência de situações lúcidas e desafiadora.

    Edileusa

    ResponderExcluir
  3. O objetivo é que os alunos juntamente com o professor, possa desenvolver um bom trabalho tendo como resultado a aprendizagem do aluno.O projeto leitora e escritora em arte, é um ponto que se pode trabalhar muito. A arte não é só desenhar e sim ser criativo, fazer a leitura de imagem, produzir seu próprio texto em história em quadrinhos ou resenha de um livro que poderá escrever na sala ou um dia na vida. Um outro tema é o dia a dia ,pois há lugares que freqüentam ,pontos por onde passam várias vezes ao dia e não os vê de fato.Sabe que existe mas não tem a atenção de vê-los como são e para qual é o seu fim.”Olham mas não os vê.”Devemos começar por pontos ou coisas de estão próximo a eles,algo que tem convivência.E seguida pode pedir para eles destacar /falar de uma pessoa que admira, dizendo o que mais lhe chama a atenção ( direcionando a conversa sobre as atitudes da pessoa que eles admiram), um bom exemplo/admiração pode chamar a atenção dos alunos quanto suas atitudes e comportamento na escola e na aprendizagem.Se eles conseguirem se ver ,se analisar , já teremos um bom início.
    Dirce Hiroko Taira - Arte

    ResponderExcluir
  4. Creio que para fazer com que a proposta pedagógica ocorra com sucesso na escola, é necessário conhecer os alunos e alunas em todas as suas nuances, é necessário entender quem é o aluno com quem eu trabalho e como minha prática docente deve ser elaborada para alcançar este aluno com dificuldades de aprendizagem. Devemos nos debruçar em cima da proposta conhecendo-a profundamente, mas, antes de tudo, precisamos saber de suas mudanças mais recentes. Sabe-se hoje que os ciclos sofreram reformulações e que os alunos e alunas agora podem realizar o sexto ano (quinta série) novamente no caso de que este alunos precisem de um apoio mais especializado, porém, devemos refletir sobre quais alunos devem realizar novamente o sexto ano (sexta série) ou o nono ano (oitava série). Hoje, compartilho da ideia com alguns colegas de que "retenção" não recupera conteúdo algum e nem desenvolve habilidades e competências não desenvolvidas no ciclo anterior. Se o aluno vai refazer o ano final de determinado ciclo, eu, enquanto professor, devo ter um projeto que alcance as reais necessidades destes aprendizes. Na área de Língua Estrangeira Moderna tenho desenvolvido a prática do uso dos "flash cards" com os aprendizes, uso fichas de memorização de vocabulários e vejo a dedicação dos alunos aos se dedicarem em estudarem tais fichas - no relacionamento entre aprendizes e no estudo pessoal entre pares a "zona de desenvolvimento proximal" é contemplada mais profundamente e o aluno apropria-se de conteúdos não apropriados em anos anteriores. Meu objetivo para diminuir a evasão é, além de tudo, fazer com que o aluno sinta prazer em participar de minha aula, pois aulas interessantes atraem os alunos. Em Língua Portuguesa tenho usado os livros do "Apoio ao Saber" e lido vários textos com os alunos. Eu sempre dramatizo minhas leituras fazendo com que os alunos revivam em suas mentes as histórias lidas... interessante como os alunos se envolvem com tais práticas pedagógicas. Outra forma de atrair o aluno para a sala de aula, e que tenho eu usado, é o instrumento da Olimpíada de Língua Portuguesa onde os alunos estão escrevendo as Memórias Literárias de sua comunidade - quando valorizamos nosso espaço, fazemos com que os alunos gostem do ambiente escolar.... e claro, devemos, enquanto professores, se valer dos aspectos legais que nos moralmente e legalmente são colocados como dever, ou seja, avisar a gestão escolar quando um aluno ou aluna se ausentar do ambiente escolar por um período de tempo não permitido por lei.... obrigado....

    Cristiano Lima
    Professor/Tradutor

    ResponderExcluir
  5. Creio que um dos caminhos a ser desenvolvido, seria trabalhar a estima dos alunos, pois problemas familiares, dificuldades financeiras, dificuldades de locomoção e o próprio bullying acabam por afastá-lo do ambiente escolar. Dentro desta proposta concordo com a professora Dirce, quando ela fala sobre trabalhar coisas próximas ao aluno e pessoas admiradas, pois muitos deles possuem poucas referências positivas o que acaba por desmotivá-los.
    Também acredito que tornar a escola um lugar atrativo para o aluno é algo que se torna fundamental, pois para que o processo de aprendizagem se concretize o aluno tem que estar motivado a estar na escola, e participar das atividades propostas e principalmente ele deve se sentir parte dela. Neste sentido acredito que o professor não deve ater-se apenas ao conteúdo propriamente dito, ele deve propor atividades diferenciadas como, por exemplo, uma atividade cultural, um campeonato esportivo ou visitas pedagógicas.
    Vejo que para isso, os docentes e a gestão devem trabalhar em parceria e juntos trazerem a comunidade para dentro da U.E, fazendo com que ela participe do cotidiano escolar, pois, como já debatido em outro momento, as escolas em que os pais são participativos o desempenho dos filhos tem uma melhora considerável.

    Professor Francisco Heraldo
    Português/Literatura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, esses casos de evasão em sua grande maioria são fatores que ocorrem fora da escola, e em muitos casos a escola se torna o local de ajuda dos alunos, mas quando o aluno percebe que está sendo excluído ele não volta para a escola.
      O trabalho em conjunto escola-família e comunidade, é fundamental para acabar com a evasão escolar.

      Excluir
  6. Segundo Ferreira em seu livro sobre evasão escolar :"os vários problemas que afligem a educação, a evasão escolar e a reiteração de faltas injustificadas, apresentam-se como um grande desafio àqueles que estão envolvidos com o referido direito". A evasão escolar se verifica em razão da somatória de vários fatores e não necessariamente de um especificamente, ao avaliar e ler o que cada professor postou minha opinião vai de encontro com a do professor Francisco, por isso faço das palavras dele as minhas. "...o processo de aprendizagem se concretize o aluno tem que estar motivado a estar na escola, e participar das atividades propostas e principalmente ele deve se sentir parte dela. Neste sentido acredito que o professor não deve ater-se apenas ao conteúdo propriamente dito, ele deve propor atividades diferenciadas como, por exemplo, uma atividade cultural, um campeonato esportivo ou visitas pedagógicas."

    ResponderExcluir
  7. Tenho em meu trabalho, me preocupado em conscientizar os alunos, no que se diz respeito a importância dos estudos, e procuro apresentar o conteúdo com exemplos e exercícios do cotidiano deles. Venho sempre conversando com os mesmos, do porque das faltas, para que eles não venha fazer parte do índice de abandono escolar. Entre os professores temos uma equipe que se preocupa com o desenvolvimento dos alunos e procuramos sempre orientá-los para que possam se tornar cidadãos de bem. A revisão de conteúdo sempre tem tido um espaço primordial em nossa prática docente, o que tem gerado nos alunos um interesse cada vez maior pelos estudos. A cada ano que passa estamos conseguindo de degrau em degrau avançar, e isto é muito gratificante. Também quero parabenizar a equipe gestora, que nos apoiam e nos ajudam a crescer.

    ResponderExcluir
  8. Nossos alunos estão vivendo na era das mudanças, cada dia coisas novas chegam até eles, tento trabalhar com temas e projetos que estão próximos das realidades dos mesmos, para assim chamar a atenção. Confesso que é muito difícil, pois cada aluno tem uma mentalidade diferente sempre procuro um tema que agrega a todos.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a fala da professora Lucimara, temos que mostrar para os alunos a importância dos estudos na vida deles com resultados no futuro, pois todos sabemos como o mercado de trabalho é competitivo e conseguir entrar em uma boa faculdade ou curso técnico requer horas de estudo não só dentro mas fora da escola também.

    ResponderExcluir
  10. Com o objetivo de combater a evasão escolar,faço controle rígido da frequência dos alunos,encaminhado periodicamente a relação de alunos que apresentam frequência irregular a direção e coordenação da minha unidade escolar,em sala de aula,tento obter informações do aluno com os colegas,mando recados para que os mesmos voltem para a escola,e quando estes retornam,tenho sempre um olhar atento e carinhoso para com os mesmos,pois sei que o abandono escolar,se dá em grande parte,por uma abandono ainda maior,o da família;disponibilizo trabalho para compensação,converso com o aluno sobre os motivos da ausência ,e deixo claro de que não irei perdê-lo.No ano passado,decidi que não perderia nenhum dos alunos da minha sala de coordenação,cheguei a oferecer uma caixa de bombons para o aluno que trouxesse um certo desaparecido de volta,funcionou,ao termino do ano letivo não havia perdido nenhum.
    O meu trabalho,mais do que ensinar o conteúdo de matemática,é de conscientiza-los,do quanto serão cobrados em um futuro muito breve,de que a aprendizagem é um mecanismo de sobrevivência.
    Professora Dalila-matemática

    ResponderExcluir

Registre aqui seu comentário. Lembre-se de voltar para dialogar com os demais participantes. A ideia é formarmos um fórum de discussão.
Obs.: Caso cite texto de terceiros, cite a fonte, plágio é crime!