Essa semana nossa reflexão será feita tomando como ponto de partida o conteúdo do vídeo abaixo:
Vídeo produzido pelo Projeto "Ambientalização Curricular: Exercitando a Transversalidade", da ESALQ, dentro do âmbito do Programa Pró-Ensino da USP.
Registro Online de A.T.P.C: Diálogo entre professores da EE Deputado Gregório Bezerra além dos muros da Escola
A escola deveria ser esse espaço de aprimoramento das 4 habilidades essenciais para "sobreviver" a tanta informação, mudanças rápidas que temos constantemente. Para desenvolver algo nos alunos, precisamos ter essas habilidades desenvolvidas no ambiente escolar. Há comunicação entre a equipe? A opinião do colega é importante e aceita? Há situações que realmente priorizam a criatividade? Se não há por parte de nós essas habilidades, como desenvolvê-las em nossos alunos? É necessário mudar, mas todos querem? Quem fica no meio sempre são os professores, mas há respaldo? Enquanto não desenvolvermos e mudarmos nosso pensamento e realidade, o jovem não vai encontrar esse fundamento que é pensar, filtrar, ser criativo, saber se posicionar.
ResponderExcluirÓtimo questionamentos, Professora Bárbara! para iniciarmos uma mudança no mundo, precisamos começar uma mudança em nós mesmos! Não podemos falar do quintal do vizinho se não cuidamos do nosso! O jovem sente-se perdido quando percebe que seu "modelo", nesse caso, o professor ainda não se encontrou. Mesmo diante dessas dificuldades, não podemos desanimar, cada uma fazendo sua parte, respeitando o outro, colaborando, vamos aos poucos plantando a sementinha da mudança.
ExcluirObrigada pela participação.
O mundo hoje está muito evoluído, quanto a tecnologia e ao movimento crescente. Uma coisa não mudou, nem todos conseguem acompanhar essa evolução. Há um grupo que não tem acesso fácil a essa modernidade, muitos não tem computador nem internet . Esse fato tira um pouco a esperança dos jovens de hoje.
ResponderExcluirNós como educadores temos que despertar nos alunos a busca pelo que ainda não tem. Hoje eles podem ter acesso a cursos gratuito, mas é um desafio passar por ele. Com isso o incentivo de ter conhecimento nos estudos e na vida é um elixir muito poderoso. Uma sondagem do que eles sabem e o que buscam é o inicio para tudo, podemos mostrar as oportunidades que surgem e fazer com que eles mesmos busquem as oportunidades, se preparando para o esperado. Eles precisam que nós o direcionemos a organizar , planejar e a buscar seus sonhos. Um sonho mais tranquilo e seguro. Eles tem que se conhecerem, conhecer o mundo em que vivem e ver como o mundo anda rápido na evolução. O amanhã espera pelos nossos jovens de hoje, assim continuará essa veloz evolução tecnológica no mundo moderno.
Nós temos que trabalhar em equipe para que todos aprendam e desenvolvam as habilidades, como o pensar crítico, a criatividade, a colaboração e a comunicação. Eles tem que desenvolver o pensar e o tomar de decisões. Ser responsável pelo seu desempenho pessoal e profissional.
Dirce Hiroko Taira - Arte
Muito bom, Professora Dirce! Como educadores, nosso papel é exatamente esse que descreveste: orientar nosso aluno quanto ao uso das novas tecnologias, a sondagem é o ponto de partida fundamental.
ExcluirOs jovens conhecem e tem bastante acesso, só não sabem ainda como aproveitar todas essas ferramentas para aprender, para lucrar de alguma forma. É aí que entramos, pois mesmo não tendo nascido na era digital, temos amadurecimento e discernimento sobre como transformar informação em conhecimento.
Obrigada pela sua participação.
Toda essa evolução tecnológica tem se tornado uma grande ferramenta positiva dentro do contexto escolar.Principalmente porque hoje, alguns dispõem de celulares e internet e tem nos atormentado tanto dentro das salas de aula. No entanto, sabemos que existem muitos alunos/jovens que não tem esse acesso ao mundo virtual e tecnológico.
ResponderExcluirO aprender por aprender já não existe, e nossos jovens precisam saber para que e por que estão aprendendo, qual a necessidade de tantas informações para suas vidas? O que será internalizado na aprendizagem de cada um?
O aluno já não presta mais atenção numa aula lousa - professor. Então por que não aproveitar essa oportunidade e usá-la a nosso favor? Embora o aluno veja a escola como algo ultrapassado e desinteressante, se pudermos proporcionar a eles um contato maior com as tecnologias, talvez possamos levá-los a conhecer muito mais a fundo tanto do que temos a transmitir a eles.
Mas para isso, é preciso que a escola se adeque, disponibilizando os recursos necessários como salas com data show e computadores, por exemplo, onde mostrar uma aula ficaria muito mais interessante. A internet oferece um ensino mais centrado no aluno porque assim ele percebe que além de estarmos conectados nas mesmas ferramentas, ambos podemos transformar toda a bagagem de aprendizados em ótimos trabalhos, dentro da realidade do aluno e fugindo de uma linguagem tradicional tão exasperada para eles.
É necessário que o professor conheça e se aproprie dos recursos tecnológicos de que fará uso para assim, estabelecer uma conexão educativa e interativa com os alunos.
Hebe R. Silva
Professora de Ciências
Isso mesmo, Professora Hebe! A escola tradicional já não atrai nossos alunos, o mundo desperta mais interesse nele, pois o mundo oferece tudo de forma mais dinâmica, atual. Enquanto escola, devemos acompanhar sim essas mudanças, trazer para nossas aulas as novidades do mundo, integrando conhecimento e vida. E por que não integrarmos de forma sábia o uso das novas tecnologias para fazer com que o aluno aprenda, tenha compromisso e responsabilidade? Só assim, as novas tecnologias deixarão de ser um tormento nas aulas. Aos poucos conseguimos adequar, transpondo as inúmeras barreiras que surgem no caminho.
ExcluirObrigada pela sua participação.
Com certeza.
ExcluirSe ao invés de ficarmos furiosos na aula pelo uso do celular, porque não pedirmos que façam uma breve pesquisa na "internet" em determinado momento? Acredito que assim, o aluno conseguirá ainda que aos poucos, ir separando os "momentos" de diversão com o momento de aprendizado em sala de aula.
Torna-se necessário, diante de circunstâncias tão desastrosas, repensarmos a escola e os processos educacionais vigentes, preparar de forma mais global e pedagógica todos os educadores e dirigentes envolvidos para essa nova realidade que surge com as tecnologias da inteligência, realidade da qual não podemos mais fugir ou recuar de jeito algum. A escola precisa repensar seu espaço e o professor também, pois, cada vez mais, seu papel é de mediador.
ResponderExcluirÉ importante que as políticas públicas federal, estaduais e municipais pensem mais na educação e invistam mais em seus profissionais, que cada professor repense a sua prática, acrescentando em seu planejamento o uso das tecnologias. Mesmo que o computador ainda não esteja disponível em todas as escolas, é necessário lutar para consegui-lo e/ou discutir com os alunos o seu uso na sociedade atual.
Finalmente, devemos ter a preocupação de abrir a escola para o mundo que a cerca, tomando medidas renovadoras com urgência. Somente assim estaremos garantindo a essa parcela da sociedade uma competitividade mais justa e flexível neste mundo de conflitos e incertezas. Oferecer o direito de acesso às novas tecnologias de comunicação, principalmente a Internet, a todos os brasileiros é assegurar o direito de seu uso cultural e social.
É importante orientarmos nossos alunos sobre como usar as TIC's de forma sábia e consciente. As ferramentas ajudam e muito, facilitando nosso trabalho, tornando informações acessíveis para a construção do conhecimento, nosso papel deve ser orientar o educando sobre como fazer isso. Tomando muito cuidado para não parar no tempo, deixar de aprender com as oportunidades que se abrem.
ExcluirEm nossa atualidade é muito importante estarmos envolvidos com as novas tecnologias, pois elas fazem parte incontestável de nossas vidas.
ResponderExcluirOs jovens por estarem em processo de desenvolvimento, adquirindo novos conhecimentos têm uma facilidade maior para aderir a essas tecnologias, porém devemos levar em conta que nem todos têm acesso a essas ferramentas, ou nem sempre eles a utilizam de modo adequado.
Nesse sentido, creio que cabe ao professor se interar sobre essas tecnologias, apresentar e orientar os alunos sobre como eles podem otimizar os recursos tecnológicos que usufruem.
Claro que para que isso aconteça de modo efetivo o grupo docente deve trabalhar de modo colaborativo, pois nem todos possuem afinidade com certas tecnologias.
Incentivar o trabalho em grupo, a criatividade, a comunicação e principalmente despertar uma visão crítica de mundo é, foi e sempre será parte do trabalho do professor, mas torna-se cada vez mais nítido que o papel fundamental do docente é inserir os alunos no mundo de modo que eles possam tornar-se cidadãos críticos, que pensem e ajam na construção de uma sociedade melhor.
Professor Francisco Heraldo
Português/Literatura
Falou muito bem, professor Francisco! Devemos exercer o papel de orientador dessa moçada, pois mesmo que tenham familiaridade e facilidade para interagir com as novas tecnologias, eles não sabem como utilizar essa ferramenta para aprender, não conseguem transformar tantas informações em conhecimento, quem consegue filtrar as informações que recebe diariamente, sendo capaz de transformá-la em conhecimento é um verdadeiro sábio.
ExcluirObrigada pela sua participação!
Antes de começar deve-se lembrar que: "tecnologia é apoio e não substituta da ação", Tecnologias educacionais são os recursos criados (ou não) para as finalidades de ensino e aprendizagem que, adaptados às necessidades do espaço de formação, do compartilhamento e do ensejo à ciência e ao conhecimento, com finalidades de ensino, preparação e adequação à vida em todas as suas esferas, permitem aos educadores tornar ainda melhor, mais fácil, rápida e efetiva a educação. a educação do século XXI a cada dia, irá incorporar novos recursos tecnológicos ao cotidiano do aluno, e que as escolas que não se propuserem a incorporartais ferramentas ao trabalho em sala de aula estarão se distanciando de seus alunos, nativos digitais, e da sociedade como um todo, estando, portanto, correndo grandes riscos quanto a sua própria sobrevivência em um mercado cada vez mais voraz por novos meios e recursos que possibilitem uma melhor aprendizagem, mas empre aliar tecnologia educacional a bons professores é a solução para o ensino, tanto da rede pública, quanto da rede particular.
ResponderExcluirVocê falou algo muito importante, professor Guilherme! Aliar tecnologia a bons professores. Acredito que o bom professor aqui, é aquele que está disposto a aprender, que não vive no passado, que procura integrar esse novo mundo às suas aulas. O bom professor é aquele que não desiste, mesmo não sabendo, vai lá e faz...Esse exemplo devemos dar para nossos alunos!
ExcluirObrigada pela sua participação, não esqueça de citar fontes quando usar textos de terceiros.
Vivemos em um momento onde as tecnologias são fundamentais em nossa vida (quem consegue viver sem um celular, televisão, mp3, e outros recursos que nos ajudam no dia a dia?).
ResponderExcluirComo nossa escola faz parte de nossa vida, é fundamental o uso das tecnologias no espaço escolar, não só dentro dos conteúdos curriculares, mas podemos utilizar como meus alunos no ano de 2012, conhecemos alguns dos principais museus do mundo dentro da SALA do ACESSA ESCOLA.
É claro que também tem o uso indevido dos alunos em sites que só atrapalham o desenvolvimento dos mesmos sendo assim o professor tem que ter um apoio para trabalhar e utilizar esses recursos para ABRIR a mente dos alunos.
Muito bom seu registro, professor Odilon!
ExcluirDevemos orientar nossos alunos sobre o uso das tecnologias, mostrando novas formas de ver o mundo, sua forma de trabalho é um exemplo! Parabéns!
Antes mesmo dos jovens se apropriarem das diversas tecnologias que estão ao seu redor, acho que em principio deveria haver um trabalho educativo em relação ao mundo que o espera, em diversos seguimentos. Pois a maioria dos jovens, mesmo àqueles que têm melhor acesso às diversas tecnologias e assim são mais favorecidos em oportunidades, como primeiro emprego, cursos e outros programas, também passam por certos tipos de constrangimento, pois não aprenderam ou não foram orientados a terem postura correta em diversos tipos de situações como a saber se dirigir ao seu chefe, trato com os colegas de trabalho, procedimentos ao atender uma ligação, etc. E assim sendo a preparação do jovem deve ser global, no que se refere ao desenvolvimento de suas atividades para enfrentar o mundo que o cerca, sendo a tecnologia uma poderosa ferramenta para que ele cresça, se desenvolva e tenha êxito nos vários seguimentos de sua vida.
ResponderExcluirProfessora Cristiane, muito relevante seu comentário. Devemos agir para evitar constrangimentos por parte daquele alunos que não estão familiarizados com as novas tecnologias. Preparar o jovem nesse sentido é parte do papel da escola.
ExcluirObrigada pela sua participação.
As novas tecnologias são realidade presente na vida de todos os jovens, pois presenciamos o surgimento de uma nova classe média e esta por sua vez busca por novos meios de comunicação, de expressão de valores, de busca por novas amizades e de busca por produtos. Também vivemos um choque de gerações, se por um lado temos alunos e alunas que sabem o que é um "movie maker", um blog ou um facebook... do lado da docência temos um grupo ligado a um letramento mais clássico, mais acadêmico, mais ligado a uma cultura livresca do que a uma cultura digital.... creio que não devemos eliminar dos espaços escolares a cultura livresca, pelo contrário, devemos acoplar a cultura do livro às novas tecnologias... devemos usar os recursos da telemática como "meio", como metodologia para promover ensino e aprendizagem entre todos os atores da escola.... por promoção de ensino-aprendizagem usando as novas tecnologias, quero contar uma experiência que tive em sala de aula por esses dias.... no caderno do aluno no volume 1 das sextas séries/sétimos anos em Língua Portuguesa é pedido para que os alunos escrevam duas músicas em seus cadernos, a música "Eduardo e Monica" do grupo Legião Urbana e a música "Com que roupa" de Noel Rosa, pois bem, pesquisei as músicas em um site chamado 4shared (novas tecnologias), fiz o download das músicas em meu pendrive (novas tecnologias) e apresentei as músicas já gravadas em uma caixa de som - mobile speaker que a escola me propiciou (novas tecnologias), depois disso, solicitei para que as crianças transformassem a música "Eduardo e Mônica" em um relato biográfico em terceira pessoa ou em uma relato autobiográfico em primeira pessoas (como se as crianças fossem Eduardo ou Mônica), concluindo, os alunos e alunas escreveram em forma de relato com paragrafação a história de Eduardo e Mônica da banda Legião Urbana; logo, usei as novas tecnologias sem esquecer os conteúdos aprendidos na academia.... é possível usar as novas tecnologias sim, só temos, nós professores, que ter a humildade de aprendermos sempre e sempre.... obrigado....
ResponderExcluirCristiano Lima
Professor/Tradutor
Olá Professor Cristiano! Muito interessante seu relato! Precisamos mesmo impulsionar nossos alunos ao uso das novas tecnologias para o aprendizado! Quando fazemos isso, estamos ensinando-os a desbravar novos mares. Essa prática descrita em seu relato faz lembrar que os alunos já usam essas ferramentas para baixar as músicas que gostam, a diferença é que ainda não aprenderam como fazer isso para aprender, não sabem como integrar escola e as tecnologias. Como professora, incentivo meus alunos a usarem as novas tecnologias. Devemos também mostrar que estamos prontos a aprender, até mesmo com eles, pois muitas vezes os alunos demonstram mais habilidade em lidar com essas ferramentas.
ExcluirParabéns pelo relato, tenho certeza que os alunos não esquecerão dessa atividade!
Se faz notório neste vídeo a importância do trabalho interdisciplinar. Cada vez mais nós professores temos que trabalhar em conjunto. Das várias formar que se tem de trabalhar a interdisciplinariedade, podemos citar o projeto. Nele, ao se elaborar um trabalho sobre dengue, por exemplo, várias disciplinas poderão integrar esse trabalho e contribuir para o desenvolvimento do mesmo. Com a contribuição de cada disciplina, temos que ter em mente que todas elas andam de mãos dadas – uma necessita da outra para o seu desenvolvimento – para resolvermos um problema matemático temos que saber ler, interpretar textos, pontuar corretamente é onde entra a Língua Portuguesa; em Biologia no conteúdo de genética no ensino médio temos que ter conhecimentos em porcentagens e probabilidades onde entra a disciplina de matemática; assim como em Geografia para elaborarmos mapas, gráficos e tabelas temos que ter conhecimentos matemáticos para trabalhar com escalas, sistemas de medidas, conhecimentos em porcentagens para saber interpretar tabelas e gráficos. Nós professores jamais devemos ter a nossa disciplina como única, o processo ensino-aprendizagem não pode nem deve ser fragmentado como que cada disciplina fosse uma caixinha isolada , o processo é um todo e precisamos cada vez mais abrir nossa mente para esse fato, pois assim teremos alunos motivados em sala de aula. Para este tipo de trabalho será impossível deixar de lado o avanço das novas tecnologias. O professor tem como auxílio um novo recurso de tornar suas aulas mais estimulantes e diferenciadas. Esta é uma forma de mostrar que o aluno pode sim obter um bom desempenho perante as máquinas, com softwares educacionais que enriquece sua melhor maneira de crescer.
ResponderExcluira importância de uma metodologia de ensino através de planeamento, como alternativa para ajudar a introdução das novas Tecnologias da Informação e da comunicação na Educação. Pretendemos ressaltar que a incorporação de novas tecnologias na Escola vai muito para além da compra dequipamentos, como TV e computadores, mas também exige planeamento com qualidade e, sobretudo, a conscienlização de que as tecnologias envadem o nosso cotidiano e que os educadores necessitam de metodologias que favoreçam o uso natural e transparente de tais tecnologias como recursos ricos e aliados da aprendizagem.Relataremos aqui o uso da Internet como um recurso facilitador para o desenvolvimento de pesquisas, entre outras possibilidades e desafios, provocando mudança no processo ensino-aprendizagem.
ResponderExcluirA importância do uso da tecnologia na sala de aula é uma ferramenta muito significativa, já que favorece o interesse do aluno, coisa difícil de acontecer em sala de aula. A escola deveria investir mais em tecnologia e até com televisores a fim de associarmos os conteúdos com filmes e musica. isso favorece o aprendizado além do crescimento intelectual.
ResponderExcluir