Tecnologia do Blogger.

domingo, 25 de maio de 2014

Documentos para subsidiar a discussão e implementação da Proposta Pedagógica



Mais um documento para subsidiar a discussão da proposta

11 comentários:

  1. Toda escola tem sua proposta pedagógica, os professores individualmente ou coletivamente (Inter ou Transdisciplinares ) desenvolvem planos da sua disciplina para ser trabalhado com sua turma.Primeiramente, deve-se fazer a diagnóstica de cada turma e ver de onde devemos partir para que ocorra o complemento da aprendizagem , resgatando o que eles tem mais dificuldades para que ocorra a aprendizagem.Um outro passo é conhecer a realidade do aluno, a bagagem que ele carrega consigo,até mesmo ele compartilhar com os colegas da sala.
    O mundo está exigindo, cobrando pessoas capacitadas para ocupar um determinado espaço profissional.Nós como professores devemos sempre mostrar e incentivar os alunos a buscar algo mais, visando fazer parte do mundo que está além dos portões da escola.Um dos pontos é estar sempre atento,aproveitar as oportunidades de aprender mais, pois a todo instante o mundo se modifica e cobra mais.Quando o aluno tem motivação, incentivo e algumas pessoas incentivando, mostrando que ele é capaz,o resto podemos deixar com ele ,ele caminhará sozinho,mas com mais confiança.
    Dirce Hiroko Taira – Arte - 27/05/14

    ResponderExcluir
  2. Bom dia professores!!!
    Aguardando a participação neste espaço.Abraços

    ResponderExcluir
  3. É necessário enquanto educadores, que possamos rever nossos conceitos quanto a teorização de nossas aulas. Lidar com esse público cada mais ativo tecnologicamente, nos faz ter que ir em busca cada vez mais de aulas atraentes. E como fazer? Algumas vezes não conseguimos enxergar o que pode ser simples e eficaz no processo ensino-aprendizagem.
    Nossos jovens não assimilam as famosas aulas "GLS" (giz, lousa e saliva). Para eles, estas são um tanto exasperadas.
    A aprendizagem depende de muitos fatores, como interesse, criatividade e motivação, tanto dos alunos como dos professores (que nos foge nos dias atuais). Além disso, o ambiente de ensino precisa ser favorável à aquisição do conhecimento, pois uma aula diferenciada, é capaz sim, de gerar um aprendizado mais efetivo nos alunos.

    ResponderExcluir
  4. A experiência cotidiana mostra que a concepção de planejamento tem passado por várias modificações: entendido como instrumento obrigatório, definitivo e inflexível, passando pela dispensabilidade, até chegar quase a sua rejeição. Trata-se, nesse caso, menos de uma questão técnica e mais de uma questão filosófico-pedagógica.
    Como diz a letra da música de Paulinho da Viola, que é preciso estar atento a todo instante.
    Marcos Antonio- História - Fundamental II

    ResponderExcluir
  5. O papel do professor, do aluno, da escola e dos elementos que compõem o ambiente escolar; estabelecer relação entre as tendências pedagógicas e a prática docente que os professores adotam na sala de aula. Além disso, busca- verificar os pressupostos de aprendizagem empregados pelas diferentes tendências pedagógicas na prática escolar brasileira, numa tentativa de contribuir, teoricamente, para a formação continuada de professores na prática escolar brasileira, numa tentativa de contribuir, teoricamente, para a formação de professores. As tendências pedagógicas definem o papel do homem e da educação no mundo, na sociedade e na escola, o que repercute na prática docente em sala de aula graças a elementos constitutivos que envolvem o ato de ensinar e de aprender. O professor precisa trazer nova metodologia de ensino para a sala de aula, deixando de trabalhar só com livros e com assuntos que não tem conexão com a realidade. Assim somente através de uma educação critica, que problematize a própria realidade, desse modo será possível vencer com as dificuldades existentes na sala de aula.

    ResponderExcluir
  6. Nas minhas aulas,tento sempre que possível utilizar a tecnologia a meu favor,neste contexto a sala do Acessa Escola é um dos espaços que gosto de utilizar,lá desenvolvo pesquisas sobre o conteúdo que vemos em sala e solicito aos alunos que resolvam exercícios encontrados em blogs e site confiáveis,naquele espaço consigo alcançar um numero maior de alunos envolvidos na atividade proposta,além de trabalhar a competência leitora e escritora.Na indisponibilidade da sala,e sempre que possível solicito aos alunos que façam pesquisas e cálculos no próprio celular,compartilhando os resultados com os demais colegas.tento ainda adaptar o conteúdo com algum tipo de jogo,esta semana por exemplo,utilizei o jogo de varetas nas salas de 7º ano,dividi o jogo em quatro etapas e a cada uma atribuía valores diferentes as varetas. números inteiros positivos e negativos e todas as operações com o conjunto já referido,foi uma experiência muito legal,eles se divertiam e realizavam com facilidade os cálculos que no caderno apresentavam desinteresse.
    Mas que tentar fazer uma aula agradável para meu aluno,faço uma aula agradável para mim,porque o resultado do aluno,ainda que seja grande o desinteresse e outros tantos problemas que nos educadores conhecemos tão bem,acaba por ser o nosso resultado também.
    .Professora Dalila
    Matemática

    ResponderExcluir
  7. A utilização de recursos tecnológicos dentro da sala de aula. é sempre bem vinda, , ainda mais como a imensa maioria dos alunos possuindo esses recursos, cabe a nós professores sempre com o auxilio da equipe escolar saber utilizar esses métodos dentro da sala de aula no momento certo, digo isso pois na minha opinião não podemos jamais substituir os livros que sempre sera uma ferramenta essencial na vida dos alunos. Muitas vezes meus alunos me ensinam como utilizar tais recursos outras vezes ja realizamos jogos históricos com recursos tecnológicos (Show do milhão é um deles), e os alunos também apresentaram seminários utilizando celulares, onde foi possível mostrar curiosidades e musicas de vários países.
    Tudo tem o momento certo, basta saber aplica-lo.

    ResponderExcluir
  8. No meio educacional, as abordagens de aprendizagem e desenvolvimento humano deve fundamentar a prática pedagógica,entende-se que na escola há um contexto privilegiado para aprendizagem e o desenvolvimento humano, o processo de ensino aprendizagem deve ser sistematizado e organizado.

    Vale ressaltar que as práticas educativas dos professores a partir das concepções de aprendizagem e desenvolvimento humano dão subsidio para exercício da prática educativa.No qual papel da escola torna-se extremamente relevante tendo em vista que deve ensinar muitas formas de pensar sobre muitas coisa.

    ResponderExcluir
  9. Existem diversas dificuldades enfrentadas, no dia a dia dos educadores, e a forma de ensinar e a metodologia a se abordada tem que ser sempre contextualizada levando em consideração a realidade e o conhecimento prévio do aluno. Acredito que o tempo e a experiência será muito importante no desenvolvimento do meu trabalho nessa escola, e que a melhor forma de trabalhar é conhecendo nossos alunos e em cada sala adaptar- mos uma metodologia para que o nosso foco de transmitir conhecimento aos alunos e torná-los cidadãos críticos seja sempre alcançado.
    Professora Luciana-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A proposta pedagógica requer atenção e efetivação aos componentes nela estabelecido. Para a realização de seus objetivos e metas são necessário vários fatores que requer de todos não só embasamentos teóricos, mas sim a disponibilidade e o desejo de buscarmos formas diferenciadas e criativas quando nos deparamos com situações conflitantes e adversas no processo de ensino enquanto professores. E as ferramentas que temos a nosso favor, como o uso da tecnologia em vários segmentos, possibilita a elaboração de um planejamento de ensino didático e dinâmico, beneficiando professor-aluno não só no aspecto cognitivo como também social e afetivo.

      Excluir
  10. A proposta pedagógica, como já salientei em outro texto, é viva e pode ser a cada momento transformada, revisitada e reconstruída. Em aspectos práticos, como fazer com que esta proposta pedagógica saia do papel e esteja presente nas aulas de todos professores e professoras da unidade escolar? Acredito que o planejamento é momento oportuno para a revisitação da proposta pedagógica e para o entendimento de todas as sua nuances. Uma boa maneira de validar a proposta pedagógica na unidade escolar é fazer com que os professores desenvolvam projetos com os seus pares. O projeto de leitura é um bom exemplo disso, pois faz com que todos os professores das diferentes áreas de conhecimento tenham um objetivo comum - desenvolver a competência leitora e escritora, logo, contemplando a proposta pedagógica que esta balizada em aspectos legais para a sua aplicação. O uso das novas tecnologias ou da telemática é outra forma de fazer com que a proposta pedagógica da escola seja cada vez mais melhorada ou em sala de aula ou em reuniões entre os docentes. Vale salientar que o professor deve se apropriar de todos estes instrumentos para a a melhoria de sua prática para fazer valer o conceito de ensinar e aprender - desafio que se coloca a todos os educadores deste novo século.... obrigado....

    Cristiano Lima
    Professor/Tradutor

    ResponderExcluir

Registre aqui seu comentário. Lembre-se de voltar para dialogar com os demais participantes. A ideia é formarmos um fórum de discussão.
Obs.: Caso cite texto de terceiros, cite a fonte, plágio é crime!