Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Agora é a sua Vez!

Após ler a matéria sobre leitura e os desafios existentes nesse contexto, reflita sobre sua prática e registre:

  • Quais ações você pode elencar para essa semana de incentivo à leitura nas suas aulas?
  • Como você trabalha a leitura em parceria com outras disciplinas?
  • Como você incentiva a leitura em sala de aula?
  • Aproveite e fale um pouco sobre o seu perfil como leitor. Você passa esse perfil para seus alunos? Como desenvolve esse trabalho?

Lembre-se: a tarefa de incentivar a leitura não fica restrita apenas aos professores de Língua Portuguesa, todas as disciplinas devem promover o hábito de leitura, pois essa é fundamental em todos os campos da vida, é uma competência essencial para a vida, que ultrapassa os muros da escola.

13 comentários:

  1. A leitura é fundamental na vida de todas as pessoas, são só a leitura de textos, mas imagens, mapas e até receitas de bolos.
    Sempre incentivo meus alunos para a leitura dentro e fora da sala de aula, começamos sempre com a leitura do que eles mais gostam, geralmente de games, e gibis.
    Nessa semana da leitura vamos trabalhar de forma mais complexa e intensiva com textos relacionados a copa do mundo.
    Em relação as outras disciplinas sempre procuramos trabalhar textos relacionados com projetos (Meio Ambiente, Dramatizações) e principalmente com o caderno do aluno, pois a disciplina de História tem grande semelhança com as outras disciplinas de Humanas e sempre com textos em todas as disciplinas.
    Sempre gostei de leitura, esse foi um habito de família, (jornais, revistas, livros, games e até receitas de bolo), dessa forma forma eu procuro sempre incentivar meus alunos a terem gosto pela leitura. As vezes trago revistas de fofocas para as meninas e de futebol para os meninos, além de na minha escola possuirmos livros de História.

    ResponderExcluir
  2. As ações que podemos elencar para essa semana, são atividades de incentivo à leitura, como reproduções de contos,atualidades, como referencias sobre a copa do mundo, poesias, etc. Essas atividades podem ser trabalhadas em grupo, duplas,para que se ajudem mutualmente,nos erros e acertos.Em sala de aula é incentivada à leitura com elementos que façam parte do cotidiano do aluno, como anúncios de propagandas , bilhetes, panfletos, convocações que levam para os pais, e pequenos textos, parlendas, que sejam de fácil entendimento para eles.O meu perfil como leitora é o de apreciar diferentes portadores de textos,sobre diversos assuntos. Logo tento passar isso para os alunos, ou seja mostrem-se interessados em e percebam a importância da leitura, desde uma história em quadrinhos até um livro mais complexo para eles.E então vamos encontrando formas de nos apropriarmos do conteúdo de tal livro ou tema levantando para leitura, com uma linguagem que seja de fácil
    compreensão para todos, tanto alfabéticos com não alfabéticos.


    Cristiane Martins
    Prof. Sala Sape- Manhã.

    ResponderExcluir
  3. Bom, para incentivar a leitura, eu como professora na área de exatas, sempre trago textos referentes à minha área, até por que a competência leitora e escritora é fundamental para todas as disciplinas. Cabe a todos nós mostrarmos os diversos gêneros textuais. Cresci lendo muito, e isso foi de extrema importância na vida, ressalto isso aos meus alunos, a importância da leitura, que sempre haverá um gênero literário que ele possa gostar. Sou leitora assídua, continua e isso é um hábito.

    ResponderExcluir
  4. Tenho sempre incentivado os alunos quanto a leitura e a escrita. Ler um texto onde incentiva a pensar para dar sua opinião sobre o assunto. A última leitura foi da revista de Língua Portuguesa, página 18 com o tema Vista cansada de Otto Lara Resende. O objetivo da leitura foi eles se analisarem e ver como anda vendo as coisas que estão ao seu redor. Trabalho muito também a escrita onde eles se analisam e se descrevem, se conhecendo melhor, suas qualidades e dificuldades. Tenho incentivado até os alunos que gostam de escrever e produzir seu livro. Eles já estão escrevendo desde o ano passado. Hoje conversando com o 6º ano ,alguns se interessaram também. Toda aula pergunto sobre o livro para dar aquele incentivo, isso é muito bom pois eles estão gostando.
    A minha leitura é principalmente visual e consequentemente textual. A leitura de imagens, músicas e cenas, acontecimento do dia a dia. Cada pessoa deve descobrir o seu estilo literário , sempre haverá um gênero literário interessante para si. Lendo as imagens você sempre poderá produzir e criar, pois teve um conhecimento prévio quando teve um olhar com atenção.
    Dirce Hiroko Taira- ARTE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dirce, sou fã do seu trabalho!!!
      Excepcional, como sempre.

      Excluir
  5. Desde criança, a leitura foi um hábito.E o incentivo de professores ainda no colegial, também me ajudou nessa habilidade.
    Sempre procuro fazer leituras individuais e depois compartilhada justamente pela imensa dificuldade que nossos alunos apresentam. Tento fazê-los entender que quem lê, aprende a falar e escrever corretamente, desenvolve a criatividade, imaginação e adquire cultura, seja pela leitura escrita como pela visual.
    A maneira como lemos para nossos alunos, com entonação, rimas e dramatização, pode sim, influenciá-los a ler mais.
    Para essa atividade, minha principal leitura com eles, é sobre "Respeito na escola. O que quero para os outros, quero pra mim?", onde apresento textos e imagens sobre diversos tipos de violência, cito exemplos de problemas em escolas e peço a reflexão sobre o tema. Demostram sobretudo, indignação e revolta, ainda que tenham maneiras parecidas em algumas situações. Falam de melhoria comportamental e apoio uns aos outros.
    Também abordarei o projeto de "Sustentabilidade" utilizando a leitura dos livros "Criança e Consumo" além da textualização do Projeto Copa.
    Aos nossos alunos deixo o pensamento que ler é um hábito poderoso que nos faz conhecer mundos e ideias.

    ResponderExcluir
  6. A leitura faz parte de nosso dia a dia, pois sempre estamos lendo algo, seja um anuncio ou uma bula de remédios, no entanto, a meu ver o grande desafio do professor é convencer o aluno a ler um livro propriamente dito. O primeiro impasse que temos é com a quantidade de páginas, pois se o livro possui um número considerado de páginas, o aluno que já está habituado, pelo uso da tecnologia, a ter informações de modo mais rápido já vê isso como um grande obstáculo. Outro impasse é a linguagem utilizada pelos escritores, principalmente quando se trata dos grandes clássicos da literatura, pois por tratar-se de um português tido por eles como mais arcaico, a leitura só tornar-se algo mais significante quando realizada com um dicionário ao lado o que acaba por torná-la lenta e desinteressante.
    O mesmo ocorre quando falamos do enredo, se ele não for algo que de alguma forma faça parte do cotidiano do aluno, este não se identificará com o livro e torna-se quase certo que ele não prosseguirá com a leitura.
    Por isso quando vou trabalhar a leitura em sala de aula procuro trazer ou indicar livros que sejam mais atuais, com uma linguagem mais própria do jovem, tento também aguçar a curiosidade a cerca do desenrolar da história contanto um pequeno resumo do livro, deixando algumas perguntas no ar e para não tornar a leitura uma coisa muito chata, impositiva, tento realizar um debate ou um Quiz sobre o livro.
    Assim tento da melhor forma possível tornar o ato de ler algo que seja atraente e que possibilite algum prazer, pois com todos os atrativos que existem em nossos dias, se o jovem não sentir um mínimo de satisfação com o livro, ele se tornará algo obsoleto e a leitura só será realizada como uma forma de atingirmos nossos objetivos diários.

    Professor Francisco Heraldo
    Português/Literatura

    ResponderExcluir
  7. Boa noite... fico feliz em escrever sobre a leitura, afinal, todo professor deve ser, antes de tudo, um bom leitor. Nesta semana de conscientização para a prática da leitura, uma das ações que tenho colocado como prática em minha aula é a de dar depoimentos de leitura... depoimentos meus sobre o que estou lendo, além disso, junto com os alunos, estamos lendo algumas obras literárias interessantes; a apostila do aluno volume um de língua Portuguesa solicita para que os alunos leiam contos, então, pedi na semana passada para que os alunos copiassem algumas fábulas de La Fontaine e contos de Esopo. Os alunos copiaram e depois colocaram os títulos nos textos, pois entreguei os textos para os alunos sem título e coloquei os títulos na lousa para que os alunos identificam-se os títulos com os textos corretos. Também começamos a ler obras literárias do "Apoio ao Saber" e é impressionante o envolvimento dos alunos no processo de leitura, uma das maneiras de eu convidar os alunos para leitura é fazer a leitura em voz alta dramatizando a minha entonação de voz para eles. Enquanto eu lia os textos, alguns alunos davam risadas quando o texto tinha um sentido mais lúdico e engraçado - o professor leitor ajuda o aluno a ter vontade de ler. Eu trabalho a leitura com outras áreas do conhecimento quando eu, professor, aproveito textos diversos e propicio aos alunos a oportunidade de ler textos variados em minhas aulas. Missão impossível? Não, pelo contrário, missão totalmente possível, pois o currículo nos propicia a oportunidade de trabalharmos diferentes textos... existe um texto no caderno do aluno do nono ano volume um chamado "Como o beija flor maximiza o ganho de energia" e é interessante que esse texto é cientifico, logo, se o professor trabalha com o currículo institucionalizado, ele mesmo oportuniza momentos de se trabalhar textos diversificados. Concluindo, eu incentivo a leitura em sala de aula quando eu sou um ávido leitor. Do que adianta falar sobre leitura para os alunos e alunas se alguns poucos professores tem uma prática de leitura pífia em todos os momentos de sua vida? Fica aí a reflexão.... obrigado....

    Cristiano Lima
    Professor/Tradutor

    ResponderExcluir
  8. Para incentivar a leitura em sala de aula, eu levo revistas, textos ,mapas, livro didático, e apostila do aluno, que tem vários textos para leitura.
    Peço para cada um deles lerem em voz alta, e ele gostam e interage dessa forma a leitura fica mais dinâmica com a participação de todos.
    Quanto as outras disciplinas estamos trabalhando em conjunto com a copa do mundo, trazendo textos sobre a copa e os paises que estão na copa.
    Eu gosto muito de ler me sinto muito bem, e isso faz parte do meu cotidiano e passo isso para os meus alunos incentivando eles a fazer leituras.


    A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil, e o escrever dá-lhe precisão. “(Francis Bacon, filósofo inglês, 1561 - 1626)”.

    Edileusa Fernandes geografia

    ResponderExcluir
  9. Sobre meu perfil de leitor, aqui está um recorte de um depoimento escrito por mim para o curso Melhor Gestão, Melhor Ensino:

    (...) Fiz me professor, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras na Fundação Santo André. No curso de Licenciatura, foi me apresentado os teóricos da Literatura Brasileira - Alfredo Bosi - li sua obra História Concisa da Literatura Brasileira, li a Formação Econômica do Brasil, esqueci o autor; economia em Letras? Sim, a Mestre Lurdinha dizia: "precisamos entender a economia do Brasil para que possamos entender a literatura". Gravei essas palavras, não me tornei alienado! Na faculdade tive contato com a Literatura Inglesa, maravilhosa literatura - quem nunca ouviu falar de Jhon Bunyan e o seu livro O Progresso do Peregrino? Obra maravilhosa, apresenta a espiritualidade cristã, fui estudar teologia, apresentaram-me os grandes teólogos e pensadores, um em particular tocou a minha alma - C. S. Lewis e sua "masterpiece" As Crônicas de Nárnia, assisti o filme, amei a obra, fui na Livraria Cultura, comprei a obra The Chronicles of Narnia em Inglês, li toda a obra, assisti os três filmes, apresentei a obra para minha namorada, ela amou a obra, foi fazer Serviço Social na PUC de São Paulo: a literatura nos convida ao conhecimento. Ainda não terminou, espere um pouco leitor - fui fazer pós-graduação em Tradução - Inglês/Português na UNIBERO (hoje Faculdade Anhanguera), lá me apresentaram Ernest Hemingway, comecei a ler Charles Dickens em Inglês - as Aventuras de Oliver Twist, preciso terminar a obra. Graças a Deus terminei minha especialização em tradução... (...)
    (...) ler é maravilhoso, pena que a docência que é nosso ofício muitas vezes nos tira um tempo precioso para a leitura, pois se eu fosse rico, minha vida seria ler, escrever, pesquisar e estudar, cansei, escrevi demais... abraços amigos....

    Cristiano Lima
    Professor/Tradutor

    ResponderExcluir
  10. Para Smolka em seu livro sobre a leitura e desenvolvimento da linguagem a leitura é certamente uma atividade humana, reflexiva e crítica e não se resume a decifração mecânica, isto é, não é algo automático.
    Ao iniciar a criança com a situação de leitura,ela inicia o processo evolutivo dessa aprendizagem, ja que a escrita está presente em suas várias formas e usos, diversificando as condições de leitor.
    Em minha unidade curricular Ciências, tento fazer jus as palavras de José Saramargo:
    "“O que é um conteúdo sem uma forma, o que é uma forma sem um conteúdo? Há uma contradição completa quando se opõem estes dois termos, está se a apor o que isoladamente não existe:não há forma e não há conteúdo. Para que existam têm que estar juntas. E se se altera a forma o conteúdo altera-se também.”
    Ao se trazer um texto devemos tomar cuidado a não criarmos uma pseudohistoria sobre algum fato e sim podemos mostrar o processo de "criação de cada história"

    ResponderExcluir
  11. A leitura e escrita é essencial para criarmos uma cultura que vincule o ler e escrever à Matemática, pois vemos que muitos alunos quando se deparam com uma situação problema muitas vezes encontram dificuldades em resolvê-la pelo simples fato de não conseguir interpretar a questão. Para mudarmos esse cenário é necessário um trabalho voltado à redescoberta da Matemática em nosso cotidiano ter um olhar que a Matemática é uma linguagem e está inserida em todos os contextos que vivenciamos. Uma obra que acredito eu ser um marco da literatura matemática é o livro de Malba Tahan – “O Homem que calculava”. Com esta obra eu costumo trabalhar trechos isolados em uma leitura compartilhada, em algumas pausas durante o texto, os alunos serão questionados sobre a resolução e descobrirão possibilidades de aplicar cálculos matemáticos de forma agradável, descontraída, clara e objetiva. Após as tentativas a leitura prossegue para o desfecho da situação problema.

    ResponderExcluir
  12. As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres.

    A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação. Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
    Bem colocado pela nossa coordenadora de que, não é somente para os professores de Língua Portuguesa, vejo para todas as disciplinas na minha então nem se fale, onde leciono História e exige-se muita leitura!!!
    Marcos Antonio História Fundamenta

    ResponderExcluir

Registre aqui seu comentário. Lembre-se de voltar para dialogar com os demais participantes. A ideia é formarmos um fórum de discussão.
Obs.: Caso cite texto de terceiros, cite a fonte, plágio é crime!