A pesquisa foi de maneira geral, a visão dos alunos, pois suas respostas vêm ao encontro com o que eles sentem. Ressaltando que os alunos deveriam ter uma roda de conversa ou comentarios a respeito do aluno.
Mesmo, tendo que sempre melhorarmos em nossos aspectos profissionais, percebe-se pela pesquisa feita, o grau de satisfação muito grande por parte dos alunos em todas as áreas, ao menos no atendimento prestado pelos demais funcionários, os ítens 6. e 7. precisam dar uma boa alavancada... Fico feliz em perceber o reconhecimento pelos alunos pelas aulas ministradas por seus mestres, isso é gratificante, volto a repetir, precisamos melhorar todos juntos cada dia mais, é um processo contínuo à "Cada dia, Todos os dias, Até o Último Dia".
Boa noite. Pesquisas como essa, servem de apoio para que possamos sempre refletir em nossos trabalhos e ajustar o que estiver errado. Um dos itens mais criticados por exemplo foi a biblioteca, por sua falta de uso. Um lugar tão rico em ensinamentos e que podem levar nossos alunos a outros mundos. É preciso reaver os aspectos negativos afim de sanar essas lacunas negativas que dificultam o ensino-aprendizado. Para mim é satisfatório saber que nossos alunos enxergam em nós educadores além de amigos (ou alguém com quem podem contar/incentivar) uma ponte para conhecimentos, portas para diversos aprendizados. É importante que mudanças sejam realizadas e que juntos possamos falar a mesma linguagem, reflexão, união, transformação e aprendizados.
Muitas dessas pesquisas são fatores importantes para melhorar o ambiente escolar, podemos destacar a grande participação dos alunos, mostrando o quanto se interessam pela escola.Destacando a valorização dos profissionais da escola, e os materiais utilizados na sala de aula que são fundamentais para a aprendizagem dos alunos. Lembrando que sempre temos que melhorar.
Como a tabulação da pesquisa foi realizada por mim, sinto-me a vontade para fazer algumas considerações, não pretendo estabelecer parâmetros imutáveis, pois a educação, como disse Paulo Freire, se dá no diálogo entre pares - é um princípio ético da educação....
Percebemos pela pesquisa que os professores e professoras devem propiciar aos alunos e alunas mais visitas ao espaço da biblioteca, para que eles tenham a sensação de pertencimento ao espaço. Deve conscientizar os alunos e alunas do valor saudável da merenda escolar. Deve-se também fortalecer a relação entre professor e alunos, já que a grande maioria dos alunos pesquisados consideram as aulas boas e regulares. Percebe-se que a comunidade gosta da escola, logo, devemos continuar com reuniões de pais onde os pais, responsáveis, alunos, alunas e comunidade continuem tendo acesso a palestras educativas. O projeto “um dia na escola do meu filho” é momento importante para fortalecer a relação entre professores, alunos, alunas, pais e responsáveis. Obrigado...
Achei muito interessante a proposta da pesquisa, pois se queremos melhorar algo devemos sempre partir dos seguintes questionamentos: vamos melhorar o que? Para quem? Observando os resultados da pesquisa percebi que, com relação aos professores que lecionam na escola, os alunos mostram-se em sua maioria satisfeitos, o que mostra todo o comprometimento que os docentes têm com o aprendizado dos alunos, pois mesmo com toda a limitação física da escola,os alunos percebem que os professores sempre estão pensando em aulas diferentes que estimulem os alunos a virem e a participarem. Em contra partida os resultados relacionados às instalações da escola/ espaço físico mostra que muito embora a escola tenha professores empenhados, o aprendizado fica comprometido pois, ao passo que a escola apresenta limitações físicas que impedem que ela tenha, por exemplo, um laboratório de ciências para que o aluno tenha contato com a ciência na prática e não apenas na teoria, ele acaba por perder o interesse. O que achei muito interessante nesses dois pontos da pesquisa foi o fato dela refletir bem a limitação física que a escola possui e o empenho dos professores em trazer atividades diversificadas que estimulem a vontade de aprender nos alunos, pois para mim isso mostra que independente de qualquer limitação, desde que se tenha vontade e empenho e possível realizar atividades que proporcionem aos alunos um aprendizado diferente.
Registre aqui seu comentário. Lembre-se de voltar para dialogar com os demais participantes. A ideia é formarmos um fórum de discussão. Obs.: Caso cite texto de terceiros, cite a fonte, plágio é crime!
A pesquisa foi de maneira geral, a visão dos alunos, pois suas respostas vêm ao encontro com o que eles sentem. Ressaltando que os alunos deveriam ter uma roda de conversa ou comentarios a respeito do aluno.
ResponderExcluirMesmo, tendo que sempre melhorarmos em nossos aspectos profissionais, percebe-se pela pesquisa feita, o grau de satisfação muito grande por parte dos alunos em todas as áreas, ao menos no atendimento prestado pelos demais funcionários, os ítens 6. e 7. precisam dar uma boa alavancada...
ResponderExcluirFico feliz em perceber o reconhecimento pelos alunos pelas aulas ministradas por seus mestres, isso é gratificante, volto a repetir, precisamos melhorar todos juntos cada dia mais, é um processo contínuo à "Cada dia, Todos os dias, Até o Último Dia".
Boa noite.
ResponderExcluirPesquisas como essa, servem de apoio para que possamos sempre refletir em nossos trabalhos e ajustar o que estiver errado. Um dos itens mais criticados por exemplo foi a biblioteca, por sua falta de uso. Um lugar tão rico em ensinamentos e que podem levar nossos alunos a outros mundos. É preciso reaver os aspectos negativos afim de sanar essas lacunas negativas que dificultam o ensino-aprendizado.
Para mim é satisfatório saber que nossos alunos enxergam em nós educadores além de amigos (ou alguém com quem podem contar/incentivar) uma ponte para conhecimentos, portas para diversos aprendizados. É importante que mudanças sejam realizadas e que juntos possamos falar a mesma linguagem, reflexão, união, transformação e aprendizados.
Hebe R. Silva
Professora de Ciências
Muitas dessas pesquisas são fatores importantes para melhorar o ambiente escolar, podemos destacar a grande participação dos alunos, mostrando o quanto se interessam pela escola.Destacando a valorização dos profissionais da escola, e os materiais utilizados na sala de aula que são fundamentais para a aprendizagem dos alunos. Lembrando que sempre temos que melhorar.
ResponderExcluirComo a tabulação da pesquisa foi realizada por mim, sinto-me a vontade para fazer algumas considerações, não pretendo estabelecer parâmetros imutáveis, pois a educação, como disse Paulo Freire, se dá no diálogo entre pares - é um princípio ético da educação....
ResponderExcluirPercebemos pela pesquisa que os professores e professoras devem propiciar aos alunos e alunas mais visitas ao espaço da biblioteca, para que eles tenham a sensação de pertencimento ao espaço. Deve conscientizar os alunos e alunas do valor saudável da merenda escolar. Deve-se também fortalecer a relação entre professor e alunos, já que a grande maioria dos alunos pesquisados consideram as aulas boas e regulares. Percebe-se que a comunidade gosta da escola, logo, devemos continuar com reuniões de pais onde os pais, responsáveis, alunos, alunas e comunidade continuem tendo acesso a palestras educativas. O projeto “um dia na escola do meu filho” é momento importante para fortalecer a relação entre professores, alunos, alunas, pais e responsáveis. Obrigado...
Cristiano Lima
Professor/Tradutor
Achei muito interessante a proposta da pesquisa, pois se queremos melhorar algo devemos sempre partir dos seguintes questionamentos: vamos melhorar o que? Para quem?
ResponderExcluirObservando os resultados da pesquisa percebi que, com relação aos professores que lecionam na escola, os alunos mostram-se em sua maioria satisfeitos, o que mostra todo o comprometimento que os docentes têm com o aprendizado dos alunos, pois mesmo com toda a limitação física da escola,os alunos percebem que os professores sempre estão pensando em aulas diferentes que estimulem os alunos a virem e a participarem.
Em contra partida os resultados relacionados às instalações da escola/ espaço físico mostra que muito embora a escola tenha professores empenhados, o aprendizado fica comprometido pois, ao passo que a escola apresenta limitações físicas que impedem que ela tenha, por exemplo, um laboratório de ciências para que o aluno tenha contato com a ciência na prática e não apenas na teoria, ele acaba por perder o interesse.
O que achei muito interessante nesses dois pontos da pesquisa foi o fato dela refletir bem a limitação física que a escola possui e o empenho dos professores em trazer atividades diversificadas que estimulem a vontade de aprender nos alunos, pois para mim isso mostra que independente de qualquer limitação, desde que se tenha vontade e empenho e possível realizar atividades que proporcionem aos alunos um aprendizado diferente.
Professor Francisco Heraldo
Português/Literatura