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terça-feira, 6 de maio de 2014

Proposta Pedagógica

Maio chegou e trouxe novas possibilidades de reflexão. Vamos iniciá-lo refletindo de forma coletiva sobre nós: Nossa Proposta Pedagógica. Você Professor, que participou da elaboração da mesma, a conhece profundamente? 
Lembrando que fazemos parte de uma escola democrática, onde o principal objetivo é a a construção 
de personalidades mais autônomas, críticas, que almejam o exercício competente da cidadania, isso trabalhado em toda a comunidade escolar.
Para elaborarmos a Proposta Pedagógica da Escola, precisamos antes de tudo, conhecer nossa realidade, não é um processo fácil, mas também não é impossível.
"Nós, educadores, precisamos acreditar que temos a capacidade de construir tal proposta, mesmo sabendo da complexidade da escola, da abrangência do projeto e dos inúmeros obstáculos que irão surgir.  Profissionais da educação não desistem, o que precisamos é colocar em  discussão e, a partir do coletivo, apontar as dificuldades e apresentarmos  sugestões para solução das questões." (Escola de Gestores da educação Básica)
Nossa Tarefa essa semana é: 
Ler a Proposta Pedagógica e:
  • Refletir sobre esse processo de elaboração da Proposta, elencando as dificuldades e as soluções que podemos apresentar para superar essas dificuldades. 
  • Pense na sua prática, no seu trabalho em sala de aula, vamos falar da realidade.
  • Como você tem trabalhado para cumprir a Proposta da Escola nas suas aulas? Dê Exemplos.
Não esqueça de comentar a postagem dos colegas


15 comentários:

  1. Por favor observe essa proposta necessita de ajustes por exemplo reprovação no sexto ano lembra como também a questão dos resultados,compensação de ausências e os resultados precisam ser apresentados ....observem com atenção.Abraços Raquel Prado

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  2. Com o objetivo de implementar a proposta pedagógica atenho -me inicialmente a questão da evasão e acredito que seja este o nosso maior desafio,manter nosso aluno em sala de aula,uma vez que este seja um aluno frequente,fica mais fácil cumprir todas as outras metas,como por exemplo elevar o índice de aprovação escolar para 95%nesse sentido,o que tenho feito é um rígido controle da frequência dos mesmos,mantendo sempre informado a equipe gestora para devidos encaminhamentos,utilizo também a proximidade que tenho com os demais alunos para manter -me informada do que esta acontecendo com os alunos ausentes e enviar alertas e pedido de que o mesmo compareça a escola,disponibilizo também trabalho para compensação de ausências.
    Quanto ao cumprimento das metas do IDESP,faço um trabalho de conscientização com os alunos de responsabilização de de elevar a auto estima de que eles podem sempre fazer o melhor,em minha disciplina matemática,trabalho sempre com o objetivo de proporcionar aos alunos a recuperação,revisão e aprofundamento do currículo,sempre focando na resolução de problemas.
    Quanto as regras de convivência,deixo-os cientes das regras existentes na escola,e crio com os mesmos as minhas próprias regras,sempre pautada no respeito mútuo,no diálogo,e na comunicação com os responsáveis.
    Professora Dalila

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  3. De acordo com a proposta da escola, percebo que umas das principais metas (principalmente a que eu trabalho) é em relação a leitura e escrita, que é fator essencial na vida de todos, e vejo também principalmente quando conversos com meus colegas professores em ATPC e quando estou na sala, de aula que a grande maioria tem muitas dificuldades nesses 2 quesitos, infelizmente.
    As principais dificuldades em relação a aplicação da proposta são;
    1 Falta de motivação dos alunos. 2. Falta de apoio dos responsáveis. 3 Alunos sem materiais (não levam para a escola.) e 4 Alunos com grande quantidade de faltas.
    Soluções: procuro sempre conversar com o alunos primeiro, para explicar a importância do estudo em sua vida, e em seguida convocar um responsável para conversar sobre o aluno, em muitos casos a segunda opção sempre atinge resultados positivos, através de atividades de reforço, recuperação e compensação de ausências. Procuro também trabalhar atividades diversificadas para chamar mais a atenção dos alunos nas aulas.
    Fico muito feliz pois a escola nesses últimos 2 anos melhorou seu índice no IDESP, ou seja estamos no caminho certo, entretanto precisamos melhorar muito, E claro o aluno tem que perceber que ele faz parte do processo de aprendizagem que estudar é preciso e que o resultado é colhido no futuro

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    1. Bem dita suas palavras Odilon, a falta de compromisso e o respeito pelo material didático que os alunos recebem é visível principalmente nos cantos da escola. A participação da família para conscientizar que este dinheiro gasto sai dos nossos bolsos é importantíssimo para o futuro de cada aluno que deixa de lado um bem tão precioso que é o aprender.
      Jacques Delors, comentou em um relatório redigido para a UNESCO que, “devia fazer com que todos pudessem descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo – revelar o tesouro escondido em cada um de nós”.
      Infelizmente muitas vezes a família projeta na escola uma responsabilidade social que faz parte de todos. Parabéns pelas soluções tomadas que te trazem resultados satisfatórios.

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  4. Cumprir a proposta pedagógica nem sempre é uma tarefa fácil, visto que, com todas as ferramentas tecnológicas que existem e que nossos jovens têm acesso, a escola tornou-se um espaço pouco atrativo, desse modo vejo que cabe ao professor tentar apresentar atividades diversificadas e que desperte no aluno algum interesse pelo conhecimento para que ele possa desenvolver sua cidadania de forma crítica.
    Pensando assim busco em minhas aulas ater-me não apenas ao conteúdo programático, mas levando em consideração as vivencias de cada educando procuro oferecer atividades que desperte no aluno uma visão crítica de mundo, para que dessa forma ele possa interferir em sua realidade e transformá-la.
    Tendo em vista que um dos objetivos do ensino fundamental é fazer com que o aluno tenha desenvolvimento de aprender, por meio do pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, diversifico minhas aulas entre atividades escritas, orais argumentativas e de leituras individuais e coletivas.
    Nas atividades escritas solicito que os alunos desenvolvam algum texto relacionado a temas ligados a realidade deles. Ao corrigir busco dar uma devolutiva não apenas apontando os erros cometidos, mas elogiando os pontos positivos do texto e dando sugestões de como esse texto pode ser melhorado, a partir disto desenvolvo com os alunos a reescrita dos textos, sempre dando essa devolutiva, até que o texto alcance um bom nível.
    Já nas atividades orais busco trabalhar de uma forma mais lúdica, duas atividades que tenho desenvolvido foram “cidade dorme”, em que os alunos simulam uma cidade e tentam descobrir quem é o bandido que aterroriza a sociedade para tirá-lo. Nessa atividade os alunos aprendem a argumentar e defender seu ponto de vista de forma consistente com argumentos que comprovam suas afirmações. A outra atividade mistura a argumentação e a leitura, nela peço que os alunos leiam um texto ou um livro que apresente algum ponto duvido (o texto depende da série do aluno) aqui usarei como exemplo, Dom Casmurro, em que não sabemos se Capitu traiu Bentinho ou não. A partir da leitura do texto divido a sala em três grupos: um que defende, um que acusa e outro que faz o papel de juiz, desta divisão começa as argumentações em que cada grupo (acusação e defesa) apresenta seus argumentos ao juiz que dá sua sentença justificando sua sentença apresentando os argumentos que lhe pareceu mais convincente.
    Para finalizar creio que o uso das tecnologias no cumprimento da proposta pedagógica é fundamental, pois em nossa atualidade aparelhos eletrônicos tornaram-se “membros da família” e competir com eles é inútil, sendo assim cabe ao docente orientar o alunos a utilizar essas tecnologias da melhor forma possível, ensinando a eles como otimizar os recursos que possuem.

    Professor Francisco Heraldo
    Português/Literatura

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  5. A equipe pedagógica da escola pública está sempre à procura de soluções para a falta de interesse dos alunos, a violência e as dificuldades de aprendizagem, dentro do objetivo maior de formar sujeitos autônomos e críticos em relação à desigualdade social, comprometidos com a transformação social. Por causa dessas características, cada uma tem um jeito diferente de elaborar e de implementar sua proposta pedagógica. Lendo a proposta pedagógica, 3-
    FINALIDADES E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
    : A Escola Estadual Deputado Gregório Bezerra segue determinações da Lei nº 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I- Garantia de padrão de qualidade; II- Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; é o que vemos na carta de Direitos do homem e do cidadão formada em 2 de outubro de 1789. O direito de ensino LIBERDADE de aprender.

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  6. Sala de Recursos – Deficiência Intelectual
    Como professor atuante do Serviço de Apoio especializado, venho adquirindo a confiança e a autonomia desses alunos através do regate de suas habilidades cognitivas e a valorização de suas potencialidades. Isto se dá com persistência, acreditar no aluno como protagonista de sua historia, considerando suas limitações e valorizando a sua produção intervindo com ações práticas por meio do currículo adaptado.
    Minhas atribuições e prática de ensino são:
    1. Avaliar e registrar o diagnóstico, os avanços, o desempenho, bem como os projetos, as experiências bem ou mal sucedidas, e a produção processual dos alunos em fichas, portfólios, planos e projetos.
    2. Estimular o desenvolvimento dos processos cognitivos, oferecendo complementação curricular, bem como suprindo possíveis dificuldades e lapsos.
    3.Buscar elevar a autonomia do aluno.
    4. Estimular o aluno para que deixe a posição passiva diante da aprendizagem para o acesso e apropriação ativa do próprio saber.
    5. Apoiar o professor do ensino comum nas questões de adaptação de acesso ao currículo.
    6. Sondar, estimular e desenvolver as habilidades básicas de preparação para o mercado de trabalho.
    Contudo, venho tendo êxito na proposta aplicada e resultados satisfatórios.

    Att. Renato Hilário.

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  7. Assim como foi bem colocado pelo professor Odilon Pereira, a falta de MOTIVAÇÃO pela parte dos alunos tem sido muito grande em questão aos estudos, como ser da área de humanas tenho incentivando -os, encorajando-os para o futuro promissor de que haverá de vir, comprometendo assim com seus estudos.
    Marcos Antonio Historia

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  8. A proposta pedagógica tem por objetivo encontrar formas de superar as dificuldades encontrada na escola, no seu dia a dia.Muitas vezes os obstáculo não deixa o processo dos trabalhos se desenvolverem, atingir a aprendizagem . Um dos projetos hoje é a leitora e escritora, o obstáculo é fazer com que os alunos gostem de ler, uma coisa que poderia ajudar é eles mesmos irem até a biblioteca (Pública) e escolher a obra que desejassem ler,é claro com incentivo dos professores destacando algumas obras para sua fase de estudo (fundamental). O trabalho que tenho com eles na matéria de arte é o incentivo da escrita criando a sua história até mesmo escrevendo um livro, isso para o 6º ano ao 7º ano do fundamental. Quanto aos 8º e 9º anos tenho trabalhado os textos sobre arte,poemas e poesias trazendo para sua vida pessoal e social, futuro cidadão.O objetivo é eles se observarem, ver como são e como estão se comportando. Se estão tendo interesse nos seus estudos para ter um belo futuro, por causa dos seus esforços.
    Nós na escola fazemos nossa parte e buscamos que a família participe mais e se responsabilize integralmente acompanhando a freqüência e desempenho de seus filhos. A escola convida que participem e compareçam para ver o andamento do nosso trabalho.
    Dirce Hiroko Taira - ARTE

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    1. Na minha opinião a colega Dirce tem toda razão em mencionar que o aluno deviria ter a autonomia na escolha de sua leitura, com as devidas orientações dos professore, assim, seria um ótimo estímulo para treinar o gosto pela leitura.

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  9. A proposta pedagógica da escola também é considerada como projeto político pedagógico da unidade escolar sendo construída por todos os atores da comunidade escolar . Faz-se necessário fazer com que a proposta pedagógica seja contemplada em todos os seus âmbitos, e o plano de ação de cada professor é instrumento importante para isso. O grande desafio não está em só analisar a proposta pedagógica em um dia conhecido como planejamento, pois a proposta pedagógica vai além disso, o grande desafio está em atrelar a proposta pedagógica com o plano de ensino de cada professor, e por fim com o plano de aula de cada docente. Uma proposta pedagógica é, além de tudo, flexível e viva, porém ela mesma não se desliga do currículo oficial, logo, para que o professor cumpra seu papel ao fazer a proposta tornar-se viva em seu ambiente de atuação, o professor, antes de tudo, deve conhecer profundamente o currículo proposto em sua área de conhecimento, logo, sendo um professor de Inglês e Português, preciso conhecer profundamente a Língua Inglesa e Portuguesa para ensinar aos meus alunos, pois só se ensina o que se sabe. Alguns dos importantes conteúdos que nossa proposta pedagógica deve dinamizar a cada dia são os conteúdos atitudinais, procedimentais e consequentemente os conceituais como reza os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Obrigado...

    Cristiano Lima
    Professor/Tradutor

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  10. A reflexão sobre a proposta, nos faz repensar sempre que necessário a nossa caminhada com as experiências e vivências que o discente nos traz para somar as experiências docentes vividas no interior de uma escola. Acredito que não se concebe uma proposta com começo e fim, mas algo que esteja em total harmonia com a mediação constante para uma formação efetiva das crianças que encontramos hoje num contexto escolar. Todos os dias temos desafios a enfrentar com as dificuldades apresentadas por elas seja enquanto escrita, leitura ou até mesmo sua vida social ou afetiva/familiar. Pois uma criança não se forma somente por estar dentro de uma sala de aula.
    A proposta deve sempre auxiliar, subsidiar o trabalho docente e o aprendizado discente. Caminhar juntos numa busca permamente de conhecimentos e experiências positivias, afinal, enquanto seres humanos, estamos em constantes mutações no processo de ensino-aprendizagem e práticas sociais.
    Novos saberes requerem posicionamentos de um grupo ímpar, para que cada cidadão que ajudamos a formar, possa assim, compor uma sociedade autonôma, crítica e responsável. Por isso se torna cada vez mais importante e necessário que as famílias caminhem junto aos seus filhos em busca do conhecimento, incentivando-os a ir além, pois enquanto educadores/escola estaremos sempre tentando trazer a família e a comunidade a participar ativamente desse processo educacional.

    Hebe R. Silva
    Professora de Ciências

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  11. Professores, os comentários elogiaram, criticaram a proposta, mas faz-se necessário uma intervenção nessa proposta, uma vez que aconteceram mudanças na forma de avaliação e organização do Ciclo. O que Você como professor vai fazer para incorporar essas mudanças nessa proposta?
    Quais as suas sugestões?
    Quais são suas metas? Cada disciplina deverá colocar sua meta dentro da reelaboração dessa proposta Pedagógica? Quais Projetos serão desenvolvidos dentro de cada disciplina para alcançar essa meta?

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  12. A construção do Projeto Político Pedagógico, é fundamental no planejamento das instituições de ensino. É ele que irá demonstrar o que a escola idealiza, quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los. O projeto pedagógico reflete opções de escolha, prioridades para a formação de cidadãos e expressa atividades pedagógicas que levam a escola a alcançar seus objetivos educacionais. Colocar o projeto em prática, é um longo caminho a se trilhar, mas acredito que o trabalho que estamos desenvolvendo está nos mostrando o caminho certo a se seguir. Foi explanado na reunião de pais deste primeiro bimestre, pelo professor Cristiano, ao qual quero parabenizar, pela clareza e desenvoltura, com que apresentou o nosso trabalho aos pais: com as normas de convivência escolar, o regimento interno, os trabalhos que temos desenvolvimento com a utilização do acessa, a escola da família, também de extrema importância o trabalho que temos desenvolvido junto aos alunos para a preservação do patrimônio público, e a incessante busca em minimizar a evasão escolar. Nós professores de matemática temos desenvolvido um trabalho com os nonos anos, de conscientização quanto a importância dos estudos. Temos agregado em nossa prática exercícios que eles encontrarão em testes que terão que encarar num futuro muito próximo. Alguns estão até pensando em organizar grupos de estudos paralelos, para que tenham a oportunidade de sanarem suas dúvidas quando necessário. Há alguns anos trabalhamos na escola o projeto leitura, o qual tem sido de suma importância para o desenvolvimento da interpretação das questões propostas.

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  13. Pensando na construção da proposta pedagógica acredito que apesar dos inúmeros obstáculos que a escola tem enfrentado em diversos aspectos, é o desejo comum entre todos que participaram desta elaboração, a realização e prática dos segmentos elencados nesta proposta, visando o bem comum de todos os agentes envolvidos: educadores, gestores,
    colaboradores, comunidade. Sabemos que este processo não é uma fácil tarefa , uma vez que temos que lhe dar com inúmeras diferenças de gêneros ,opiniões, personalidades. Porém, sem essas diferenças que fazem parte da convivência humana, não só na escola como também em diversos âmbitos, não seria necessário vivermos dentro do conceito de democracia, onde pensando em sua prática , damos logo o sinônimo de respeito ao outro, ás diferentes opiniões, embora muitas vezes não concordemos com elas ,respeito as diferenças , liberdade de expressão de forma crítica e construtiva. Sendo assim, esta proposta nos torna não somente autores de um projeto desejável, e sim comprometedores e responsáveis pela concretização dessas propostas, mesmo sabendo do grau de dificuldades, das pedras que são maiores que o próprio caminho pelo qual passaremos. Contudo não podemos enfraquecermos, ou sermos indiferentes no meio dessa "batalha”, mesmo se não conseguirmos o resultado esperado , ou não ter alcançado os objetivos desejados, precisamos aprender meio à esse confronto a não desistir, e sim buscarmos novas possibilidades, estratégias e meios para retornarmos e começarmos de novo. Para que os alunos apresentem interesse e motivações para frequentarem às aulas e suas propostas de ensino é necessário que haja diferentes estratégias, dentro de um mesmo conteúdo , ou seja, mostrar ao aluno outras maneiras e possibilidades para a aquisição de suas aprendizagens; diferentes das que lhe são comuns à eles. Criar maneiras que sejam mais independentes na busca de respostas ,não dependendo inteiramente do professor para sanar suas dúvidas, e sentir-se capazes de interagir mediante aos conteúdos, entendendo os possíveis erros como processo comum na aprendizagem e que serão ajustados conforme a interação deles mesmos. Dentro desta possibilidade, de ajustes durante o processo de aprendizagem dos alunos, de possíveis mudanças , de intervenção, revisão, mesmo com um planejamento de aula já elaborado. Em concordância à proposta pedagógica, temos trabalhado atividades que estimulem a coordenação, afetividade, vida prática. Nas aulas trabalhamos seguindo o planejamento readaptado para a sala, onde os auxiliamos em suas dificuldades. O processo de aprendizagem do aluno é realizado gradativamente ou seja, sempre é retomado o mesmo conteúdo, com estratégias diferenciadas, pois apresentam dificuldades para fixarem certos conteúdos trabalhados. Em conceitos de vida prática, os alunos são estimulados à praticarem hábitos de auto-cuidado, cortesia, respeito as hierarquias , e ao outro, também aos espaços que frequentam, uma vez que esses valores precisam ser trabalhados constantemente, formando assim cidadãos capazes de conviverem com mais harmonia numa sociedade á que estão inseridos produzindo, na reprodução de um trabalho artístico, num cartaz, ou outro trabalho que tenha a marca deles, se sentem motivados para participarem e verem o resultado final, frequentando às aulas e não faltarem. Trabalhamos pequenos projetos como arte e leitura, que possibilita o aprendizado em ortografia, estrutura textual, palavras desconhecidas. Também é explorado a criatividade e imaginação dos alunos, que que reproduzem a sua maneira a história que lhe é apresentada no texto e em arte, recriando embasados no que lhe é apresentado. Para que essas metas sejam alcançadas é fundamental que os objetivos da proposta pedagógica seja contemplada, observadas suas ações. Como educadora, creio que nosso compromisso não seja somente pedagógico, como também político, pois nos envolve como agentes inseridos no contexto escolar, encaminhando e orientando os alunos em sua formação como cidadãos e participantes de uma sociedade.

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