Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

O Buraco no Muro - uma experiência que faz refletir

Assisti esse vídeo há mais ou menos três anos. Essa semana a Raquel me fez lembrar dele e da reflexão que fiz na época em que o assisti.
Fiquei pensando na inclusão digital na escola, a forma como é feito, a aceitação das Tic's (Novas tecnologias), o "como" é trabalhado por cada um. Já falamos desse assunto por aqui, mas vale retomar essa discussão, pois o tema não se esgota, há sempre algo a pensar e dizer.
Ao assistir esse vídeo novamente, fiquei pensando como poderia fazer um link dessa situação para a nossa realidade: o que poderia ser nosso "Buraco no muro"? O que é o buraco no muro dos nossos alunos?
A abordagem das tecnologias faz voltar novamente na inclusão digital, o que é importante, mas não é o único fator preocupante. Como esses jovens lidarão com essas informações? Com esse mundo "fast"? Até quando esse buraco no muro será apenas um buraco?
Na última postagem sobre o tema, a Professora Cristiane me chamou atenção com seu comentário que dizia: "a preparação do jovem deve ser global, no que se refere ao desenvolvimento de suas atividades para enfrentar o mundo que o cerca, sendo a tecnologia uma poderosa ferramenta para que ele cresça, se desenvolva e tenha êxito nos vários seguimentos de sua vida."

Vamos assistir ao vídeo "O buraco no muro" e estabelecer uma relação com esse comentário. Expressem o que sentiram ao assistirem ao vídeo. Tentem refletir sobre as questões abordadas acima.





9 comentários:

  1. O Nosso “ buraco no muro” é a injeção de estímulo que devemos dar aos jovens estudantes. Temos que estar atentos e sempre incentivar a melhorar seu desempenho e conhecimento, aprendizagem. Um dos incentivos é curso técnico no final do 9º ano, por exemplo a ETEC, ler um bom livro, fazer um curso de informática e ou um curso de idioma. Para o ensino médio sempre falo do texto da “ quarta parede” no teatro, mas que sempre direciono o texto para sua vida pessoal, si analisando. A questão é ... esse muro que você vê a sua frente é construído de que material (concreto, tijolo, vidro , papelão... ) ? O material representa como está sua preparação ,se já fez algum curso, se está se dedicando aos estudo, se está perdendo tempo com bobagem...o objetivo é se conhecer melhor. A oportunidade como o ENEM e o vestibular devem ser a sua busca no momento. Caso seja o seu objetivo tem reconhecimento pelo seu trabalho e por sua pessoa. Sempre os incentivos e ao mesmo tempo eles sempre estão se analisando, se vendo de verdade.
    Dirce Hiroko Taira - Arte

    ResponderExcluir
  2. Com nossa mente tão limitada, não conseguimos imaginar o UNIVERSO desse mundo digital com tantas tecnologias se inovando e renovando a cada dia, cada hora, todo instante... è laro que esse assunto teremos que retomar sempre, precisamos nos capacitar sempre para assim transmitir informações também aos nossos queridos alunos, com tanta repressão está na hora de trabalharmos com toda essa tecnologia à nosso favor em sala de aula mesmo, com recursos dos próprios alunos, com tantos celulares hoje em dia, da-se para aproveitar em vez de recriminar tanto, abre um leque de discussão aqui, dizendo isso. Esse BURACO NO MURO deve ser quebrado por nós profissionais, responsáveis como facilitadores para nossos queridos alunos!!!
    Marcos Antonio História Fundamental

    ResponderExcluir
  3. Acredito que cada professor realize seu trabalho desta forma mesmo porque vivemos num mundo globalizado onde temos acesso a tudo. so precisamos direcionar o que queremos e isso depende dos incentivos que tivermos. Claudia GEO.

    ResponderExcluir
  4. A ideia do documentário é retratar um preconceito no qual muitos de nos (sem generalização) temos sobre alguns fatos, vale ressaltar que a Índia é um pais com muitos mais divergências sociais mais visíveis do que a nossa.
    Seria muito simplório achar que uma inclusão digital é por um computador e "deixar as coisas rolarem" , e sim no sentido de que todos somos capazes.
    O buraco no muro são os nossos paradigmas, os próprios alunos criam a ideia de sempre serem "coitados"(desculpe o termo), como quebrar isto é através do incentivo sem bajulação é claro .

    ResponderExcluir
  5. É impressionante como a tecnologia e o navegar na internet conseguem despertar a atenção e o interesse das crianças não importando sua condição social, seu conhecimento ou seu estimulo.
    O vídeo é muito interessante, a capacidade de aprender dessas crianças me emocionou um pais rodeado de tanta pobreza mas com pessoas que se dedicam a educação.
    O fato de aprender a mexer no computador agia diretamente no emocional despertando uma auto confiança até então inexistente.
    No vídeo deu para perceber como, mesmo sendo apenas um computador, muitas crianças interagem e conseguem aprender em grupo a mexer no computador.
    Precisamos como educadores, também abrir buracos no muro da educação tradicional, criando portas ao conhecimento mais integrado entre professores e alunos.
    Em minha opinião essa é sem dúvida, o caminho para uma aprendizagem significativa atual, e constante, e também por esta razão é que se tem que incentivar o uso desta ferramenta tanto na escola e em casa, sem se esquecer de orientar sobre os perigos e os cuidados que se deve ter.

    Edileusa Fernandes, Geografia.

    ResponderExcluir
  6. Como fazer com que nossos alunos se interessem pelo "Buraco no muro"?
    Depende de nós enquanto educadores, fazê-los perceber que a educação tem vários subsídios a favor deles. Temos muitos jovens conectados o tempo todo e a era digital que inicialmente chegou para poucos, hoje se manifesta em lugares que imaginamos não haver, ainda que outros não tenham esse acesso.
    Buscamos lidar com essas ferramentas de forma que atraia os alunos e que possam assim descobrir novos horizontes, refletir no que há de positivo por trás de tudo isso.
    Esse vídeo é realmente lindo por nos mostrar mais uma vez o quanto de estímulo pode trazer uma criança a novas descobertas e o quão se sentem felizes em progredir. Melhoram sua auto estima e confiança em si mesmos. E nós podemos sim nos utlizarmos disso, com os celulares em sala de aula e pc's (em casa e sala de informática na escola), orientando nossas crianças a transpor uma barreira preconceituosa e excludente. Incentivá-los a tantos cursos gratuitos que são oferecidos, direcionar e torcer por eles.

    Hebe R. Silva
    Professora de Ciências

    ResponderExcluir
  7. Ao ver esse documentário, me fez lembrar um texto que foi publicado no jornal folha de São Paulo ano passado " Uma pessoa que viveu nos anos 40 demorava 1 ano para receber noticias , enquanto hoje demoramos 1 minuto", ou seja a globalização está em todo o mundo, é só saber usa-la.
    É muito importante o papel do professor em indicar quais os caminhos a seguir, agora o aluno é que tem que seguir esse caminho só.
    As informações estão em nossa porta, é só convida-las para entrar.

    ResponderExcluir
  8. Os avanços tecnológicos, nos surpreendem a cada dia. A internet tem sido uma porta gigantesca, aberta para que possamos conhecer o mundo que nos cerca em todos os aspectos. Hoje as crianças, jovens e adolescentes demonstram uma intimidade muito grande com a internet, no entanto precisam ser orientados a aproveitarem este tempo que estão disponibilizando, de forma produtiva, procurando sempre aprender. Temos nos deparado com muitas pessoas somente acessando as redes sociais, se utilizando de um vocabulário e ortografia deploráveis. Precisamos como educadores orientá-los a buscar conhecimentos que os levem a um crescimento intelectual. Gostei muito do filme "Mãos Talentosas", que evidência o avanço de um garoto que foi em busca de novos conhecimentos e encontra o caminho para uma vida bem sucedida.

    ResponderExcluir
  9. Ao assistir o vídeo "O buraco no muro" que no original em Inglês se chama "The hole in the wall", perguntei-me, quantos sãos os buracos nos muros que temos que abrir para propiciar ao aluno o acesso a novas oportunidades em um mundo em constante mudança. Pelo que entendi, o termo "buraco no muro" significa as práticas inovadoras que usamos para alcançar nossos objetivos educacionais. No vídeo, a empresa de tecnologia colocou computadores nos muros das comunidades pobres para propiciar para aquelas pessoas o acesso a um tipo novo de conhecimento. Assim, penso que temos o desafio de abrirmos "buracos no muro" de nossos alunos, ou seja, propiciarmos novas oportunidades para que estes alunos vejam sentido nos estudos e no conhecimento. Conquistar o aluno só pela nota é atitude mesquinha em um mundo que não mais trabalha somente com mensurações, devemos propiciar aos alunos oportunidades para que estes alunos construam em si mesmos a vontade de "aprender a aprender". O uso de novas tecnologias é um caminho? Claro que sim, um instrumento dentre muitos.... a empatia, a capacidade de estabelecer uma relação amigável com os alunos também é outro caminho de fazer com que os alunos queiram aprender.... o vídeo me leva a reflexão de que muitas vezes tenho que abrir "buracos no muro" da minha própria formação profissional, ou seja, devemos avaliar cada aula, cada prática docente e termos a humildade de mudar quando necessário, pois nenhum ser humano, nenhum aluno vem com manual de instruções.... obrigado....

    Cristiano Lima
    Professor/Tradutor

    ResponderExcluir

Registre aqui seu comentário. Lembre-se de voltar para dialogar com os demais participantes. A ideia é formarmos um fórum de discussão.
Obs.: Caso cite texto de terceiros, cite a fonte, plágio é crime!