Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Ainda sobre a leitura...

Continuando nossa discussão sobre a Leitura, registraremos relatos de experiências envolvendo leitura.

Amanhã, dia 23 de Abril, comemora-se o dia Mundial do Livro! Lembre esse dia com seus alunos, faça relatos de sua experiência como leitor, relatos como os que compartilharam aqui no Blog.
Foram feitos relatos ótimos na semana anterior, experiências que valem ser compartilhadas, pois é compartilhando experiências como essas para os alunos, que poderemos inspirá-los a serem leitores.


Antes de me entender como cidadã, entendo-me como leitora. A leitura SEMPRE  fez parte da minha vida. Eu já devorava livros antes mesmo de aprender a ler, identifico-me muito com o personagem Zezé, do livro "O Meu Pé de Laranja Lima", que aprendeu a ler muito cedo. A propósito, esse livro povoou minha infância, lia, relia e chorava a cada nova leitura. Minha infância foi recheada de leituras. A cada semana levava para casa aqueles livros enormes de contos de fadas, depois vieram os livros das Coleções Girassol, Salve-se quem puder, livros do Sidney Sheldon, autores clássicos da literatura brasileira, norte americana e inglesa. A leitura me acompanhou na adolescência, levou-me ao Curso de Letras, e me acompanha até hoje em sala de aula, quando leio para meu alunos, passando para eles minha paixão como leitora, quando tento plantar a sementinha em cada um, lendo, incentivando e levando-os a trilhar o caminho que trilhei. 
Como professora, sei que é impossível "contaminar" a totalidade, mesmo assim continuo o trabalho, pois percebo que uma minoria escuta o que falo, alguns hábitos mudam, isso vale muito, emociona e me dá mais força para continuar o trabalho. Já me emocionei muito em sala de aula com experiências de leitura, experiências que serão inesquecíveis, que sempre que posso, faço questão de compartilhar.


E você, Professor? 
Qual é sua história com a leitura?
Como Aluno, como Cidadão e como Professor?
Fique à vontade para registrar uma experiência em cada perfil, uma experiência que tenha marcado sua história como leitor. seja leitor-aluno, leitor-cidadão ou leitor-professor. Conte também uma experiência com a leitura em sala de aula.

8 comentários:

  1. Meu nome é Lucimara da Costa Cavalcante. Eu não fui uma criança que tinha o hábito de ler. Mais sempre gostei de fazer redações na escola, principalmente quando a professora dizia que o tema era livre, pois assim eu poderia escrever o que eu quisesse. No entanto quando o tema era direcionado, complicava muito a minha vida porque eu me sentia amarrada e muitas vezes sem saída. O meu primeiro contato com a leitura foi na quinta séria, quando a professora pediu que lêssemos o livro "O milagre de cada dia" de Giselda Laporta. No livro José e Eunice enfrentam grandes dificuldades para criar seu filho único Jesus. Este livro mostra a importância da união familiar. Este foi o primeiro livro que eu li, achei magnífico. Eu me envolvi muito com a história, passando a me interessar por leitura. Tenho certeza que a leitura abre a visão para novos horizontes, levando-nos a nos expressar melhor e com relação à escrita, desenvolver a argumentação e consequentemente também a nossa forma de interpretar. Hoje graças a Deus tenho valorizado e muito a leitura.

    ResponderExcluir
  2. Aqui deixo meu comentário feito para o curso Melhor Gestão Melhor Ensino, este depoimento fala sobre minha jornada de uma vida dedicada a leitura, o depoimento está postado em várias partes pois a postagem tem um número máximo de palavras.... enjoy:

    "Agora quero falar sobre o prazer da leitura e o prazer de viver a Literatura.
    Ao escrever este depoimento tenho diante de mim um amontoado de livros em minhas duas estantes no meu quarto, uns duzentos, trezentos, quatrocentos livros: quem sabe? O fato é que a leitura faz parte da minha vida. Eu amo ler em Inglês e em Português. Eu amo ler em Português, pois o idioma de Camões é a minha primeira língua; lembro me que uma vez li os Lusíadas, e depois fui ler Castro Alves e seu Navio Negreiro. Também, eu amo ler em Inglês, pois fazem mais de sete anos que estudo a língua de Willian Shakespeare na escola de idiomas Cultura Inglesa, logo, amo ler em ambos os idiomas, também já estudei um pouco de grego bíblico, mas isto é já outra história. Preciso falar sobre leitura, recitando versos? Escrevendo prosa? Ah, esqueci, preciso escrever o meu depoimento!
    Li pedaços da Teologia do Novo Testamento de Rudolf Bultmann, fiquei impressionado como o escritor conseguiu transferir o cientificismo alemão para a área da teologia, com maestria o teólogo já citado conseguiu explicar o divino e a sua relação com o humano. Porém, Bultmann não completou minha alma, tive que buscar outras fontes que se parecem mais com minha alma, então fui ler a Teologia Sistemática de Louis Berkhof, li em Português, mas achei a tradução meia pobre, fui ler em Inglês, a obra deste teólogo fundamentalista é maravilhosa.
    Terminei minha segunda graduação, o bacharelado em Teologia (curso livre), e tenho aprendido muito que um teólogo deve antes de tudo ser um ávido leitor. Este depoimento me leva à minha infância, tempos bons da inocência onde eu lia O Meu Pé de Laranja Lima de José Mauro de Vasconcelos - vem em minha mente ainda a seguinte questão: por que o português morreu daquele jeito? Ainda não tive a resposta - talvez, a mesma resposta fosse uma lágrima. (...)

    ResponderExcluir
  3. (...) Lembro-me ainda da minha infância querida sem facebook, orkut, e-mail, redes sociais, ia para a escola bíblica dominical, tínhamos um desafio, ler a Bíblia inteira em um ano, li o Livro Sagrado três vezes, isso quando eu era adolescente, precisei ler mais, pois ler vicia, descobri Machado de Assis, li sua trilogia - Memória Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Quincas Borba - creio que Quincas Borba era meio desajustado. Vida de leitura - Fogo Morto, Vidas Secas, Senhora, A Moreninha, Memórias de um Sargento de Milícias, A Bíblia Sagrada, A Turma da Mônica.
    Fiz me professor, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras na Fundação Santo André. No curso de Licenciatura, foi me apresentado os teóricos da Literatura Brasileira - Alfredo Bosi - li sua obra História Concisa da Literatura Brasileira, li a Formação Econômica do Brasil, esqueci o autor; economia em Letras? Sim, a Mestre Lurdinha dizia: "precisamos entender a economia do Brasil para que possamos entender a literatura". Gravei essas palavras, não me tornei alienado! Na faculdade tive contato com a Literatura Inglesa, maravilhosa literatura - quem nunca ouviu falar de Jhon Bunyan e o seu livro O Progresso do Peregrino? Obra maravilhosa, apresenta a espiritualidade cristã, fui estudar teologia, apresentaram-me os grandes teólogos e pensadores, um em particular tocou a minha alma - C. S. Lewis e sua "masterpiece" As Crônicas de Nárnia, assisti o filme, amei a obra, fui na Livraria Cultura, comprei a obra The Chronicles of Narnia em Inglês, li toda a obra, assisti os três filmes, apresentei a obra para minha namorada, ela amou a obra, foi fazer Serviço Social na PUC de São Paulo: a literatura nos convida ao conhecimento. Ainda não terminou, espere um pouco leitor - fui fazer pós-graduação em Tradução - Inglês/Português na UNIBERO (hoje Faculdade Anhanguera), lá me apresentaram Ernest Hemingway, comecei a ler Charles Dickens em Inglês - as Aventuras de Oliver Twist, preciso terminar a obra. Graças a Deus terminei minha especialização em tradução... (...)

    ResponderExcluir
  4. (...) Concluindo, eu comprei um livro, é de Augustus Nicodemus, teólogo, ex-chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, o nome do livro é Ateísmo Cristão, li algumas páginas, nossa, Oliver Twist sofre demais nas mãos dos clérigos da Igreja Angicana da Era Vitoriana.... preciso ler Monteiro Lobato... acredita que sou leigo em Monteiro Lobato? É uma vergonha não é? Rsrsrsrsrsrsrsrsrs....
    Ah, não quero esquecer de Marilena Chauí e sua obra um Convite a Filosofia - minha namorada viu a professora e filosofa Chauí falando sobre pós-neoliberalismo e estado democrático, ainda quero conversar com a professora Marilena... devemos ler de tudo e não só literatura, pois filosofia também faz bem para a alma....
    Concluindo de novo... ler é maravilhoso, pena que a docência que é nosso ofício muitas vezes nos tira um tempo precioso para a leitura, pois se eu fosse rico, minha vida seria ler, escrever, pesquisar e estudar, cansei, escrevi demais... abraços amigos...."

    Cristiano Lima
    Professor/Tradutor

    ResponderExcluir
  5. Como eu já disse antes gosto muito de ler, lendo eu me sinto maravilhada e procuro sempre praticar a leitura.
    Eu lembro com muito prazer do livro que eu li pela primeira vez.
    Foi um presente maravilhoso, o nome do livro é A Veias Abertas da América Latina, fiquei emocionada lendo esse livro e confesso-o se tornou meu livro de cabeceira, consulto,releio, e divulgo, e sempre que eu posso eu trabalho em sala de aula.
    Depois desse li outros, e outros, que me fez refletir o poder da leitura, e hoje eu passo essa experiência a todos que estão ao meu redor.
    Enfim a leitura é uma atividade prazerosa e engrandece a alma.
    Um Livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar ( Rubem Alves)

    Edileusa Fernandes Geografia

    ResponderExcluir
  6. Adquiri o hábito de ler assim que fui alfabetizado e comecei, como muitos garotos, lendo gibis da turma da Mônica ou do Walt Disney, mas sem dúvida minha mãe foi muito importante em minha formação como leitor. Digo isso por que foi ela, assídua leitora, quem me incentivou a ler meu primeiro livro com uma simples frase: “você já lê gibis, porque não pega um livro?”.
    Segui a sugestão. Como primeiro livro peguei o “Na Colmeia do Inferno” de Pedro Bandeira... Fiquei apaixonado pela história e depois disto não parei de ler mais.
    Houve até um período que eu lia um livro, da coleção Vagalume, por dia o que fez a bibliotecária abrir uma exceção e a partir deste momento eu passeia pegar dois ou três livros por vez.
    Com o tempo acabei não só gostando de ler, como também passei a produzir poemas e alguns poucos contos.
    Hoje, faço parte de um grupo de escritores os “Divinos & Profanos” e a leitura tornou-se ainda mais um prazer, pois é lendo que melhoro minha escrita.
    Uma das experiências recente que tive com a leitura foi com alguns alunos do 9º Ano E, levei a eles o livro “A Droga da Obediência” do Pedro Bandeira, alguns realmente começaram a ler e estes não só pediram o livro para terminarem a leitura como ainda pediram outras sugestões. Fiquei feliz com a iniciativa, pois mesmo em uma sala difícil de trabalhar ainda há alunos que querem algo diferente.
    Ah, se dei a sugestão? Sim, sugeri “Na Colmeia do Inferno”.

    Professor Francisco Heraldo
    Português/Literatura

    ResponderExcluir
  7. Adquiri o hábito da leitura na escola por volta da até então 5ª série, onde vez ou outra, podia pegar empréstimos na biblioteca da escola.
    Hoje com a era da informática, realizar leituras está muito mais fácil uma vez que podemos baixar alguns livros ou artigos. E como ferramenta, podemos usá-la a nosso favor desde que a escola nos possibilite esse acesso também, já que infelizmente muitos ainda não tem acesso ao mesmo em suas casas.
    Há um livro que gosto muito de trabalhar chamado Jeca Tatu de Monteiro Lobato que trata da saúde (contaminação e prevenção) de uma maneira caipira e muito divertida. As crianças viajam nessa leitura entendendo o significado do livro e eu enquanto educadora, procuro mostrar que uma pessoa que tem o hábito de ler, fala e escreve corretamente.
    Procuro fazer leituras compartilhadas além das individuais em sala de aula e minha entonação nas narrativas acaba de uma forma ou de outra, chamando a atenção dos alunos criando expectativas quanto ao final da leitura.
    Ler é um prazer imensurável!


    Hebe R. Silva
    Professora de Ciências

    ResponderExcluir
  8. Desde a infância minha família sempre exigiu muita leitura, tanto minha quanto de meu irmão, me lembro que íamos à biblioteca do centro da cidade, hoje levei meu filho no teatro Clara Nunes e comentei com ele do saudoso tempo em que íamos à essa biblioteca juntos eu e irmão, como não tinha tanta tecnologia, como hoje ele ficou assustado quando disse que nós fazíamos isso no passado, hoje como educador procuro incentivar os alunos a gostarem de ler com atividades em classe e extra classe.
    Marcos Antonio História Fundamental

    ResponderExcluir

Registre aqui seu comentário. Lembre-se de voltar para dialogar com os demais participantes. A ideia é formarmos um fórum de discussão.
Obs.: Caso cite texto de terceiros, cite a fonte, plágio é crime!